Projeto contemplado pelo CNPq investigará biodiversidade do Rio Araguaia

A coordenadora do curso de Biologia (modalidade bacharelado) da PUC Goiás, profa. Mariana Telles, está na linha de frente de uma das três propostas aprovadas na Chamada nº 07/2023 (CNPq/MCTI/FNDCT), dentre as 21 concorrentes, alusiva ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO).

De acordo com a docente, este edital do CNPq é focado no levantamento da biodiversidade dos diversos biomas brasileiros e o projeto mencionado será desenvolvido, especificamente, no Cerrado, mobilizando pesquisadores e estudantes de 15 IES brasileiras e uma argentina (veja a lista completa abaixo).

Com cronograma de 3 anos e aporte financeiro aprovado pelo CNPq no valor de R$ 2.700.000, 00, a metodologia prevê coleta de dados, atividades de campo, de laboratório e ecologia molecular, que é a especialidade da profa. Mariana.

Impacto do projeto

Embora a bacia hidrográfica do rio Araguaia abrigue uma das maiores e mais importantes planícies de inundação do Brasil, seus padrões de diversidade são pouco conhecidos. Neste sentido, a pesquisa visa ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade, além de fornecer elementos para o desenvolvimento de ações estratégicas para a implementação de políticas públicas visando a conservação da biodiversidade na região da bacia do rio Araguaia.

Estruturado em três projetos associados, o PPBio Araguaia vai apurar dados básicos de biodiversidade amostrados de forma padronizada a partir de um modelo de regionalização ambiental; desenvolver protocolos eficientes para metodologias inovadoras de avaliação e monitoramento da biodiversidade baseadas em DNA ambiental e, por fim, realizar análises em escala regional que visam auxiliar na definição de áreas prioritárias para conservação a partir de métodos de planejamento sistemático.

“O nosso foco será a região do Rio Araguaia, onde faremos o levantamento das espécies de alguns grupos de plantas, animais e microorganismos. Articulamos uma equipe de várias instituições de ensino superior que já trabalhavam juntas em projetos anteriores e será uma oportunidade de juntar diferentes expertises, intensificar a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação e contribuir com a geração de conhecimento científico”, explicou a profa. Mariana.

 

 IES participantes

Executora/Sede: PUC Goiás

Colaboradoras:

Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECO

Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT

Universidade Federal de Goiás- UFG

Museo Argentino de Ciencias Naturales- MACN, Argentina

Universidade Federal de Rondonópolis- UFR

Instituto Federal de Goiás- IFG, Câmpus Goiânia Oeste

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Universidade Evangélica de Goiás – UniEvangélica

Universidade Estadual de Goiás – UEG

Instituto Federal Goiano- IF Goiano

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Universidade Federal do Tocantins- UFT

Universidade de Brasília- UnB

Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal- INPP

Universidade Federal de Jataí- UFJ

 

(Foto: Wagmar Alves)

 

 

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.