Projeto Alfadown celebra o encerramento do semestre letivo

O Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS) realizou um evento para encerrar o semestre letivo do projeto Alfadown, na tarde da última quarta-feira, 28, no hall de convivência da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

A atividade objetiva celebrar os resultados conquistados por voluntários e educandos ao longo dos últimos 4 meses, estimulando a confraternização de todos os envolvidos.

Durante o período, cerca de 20 voluntários e 12 educandos, divididos em 6 grupos, participaram de ações de inclusão e autonomia, tendo como enfoque o tema “Corpo em movimento”. Alunos de fisioterapia, psicologia, direito e de outras universidades trabalharam vários subtemas dentro da temática, desde a prática de pilates à diferentes ritmos de dança.

“Através do tema ‘Corpo em movimento’, nós trabalhamos a percepção que as pessoas com Síndrome de Down têm do próprio corpo e a importância de ele estar em movimento. O voluntário do projeto não está aqui para o educando, mas com ele. A proposta é que eles façam um trabalho em conjunto, e assim foi durante o semestre”, comenta a coordenadora do Alfadown, Luciana Novaes.

Estudantes do curso de Nutrição também estiveram presentes e realizaram uma atividade prática e didática com os educandos e seus pais, ao demonstrar a diferença entre uma alimentação saudável e uma nociva para o corpo humano.

Calouro do curso, Vandaike Julio citou a importância de o graduando ter contato com projetos de extensão logo no início da vida acadêmica. “É fundamental trazer para a prática, logo no primeiro período, o que nós aprendemos em sala de aula, não são todas as instituições que têm essa interação, acho que esse é o maior diferencial”, afirma.

Ao final do evento, pais, educandos, voluntários e coordenadores se juntaram para realizar uma aula de zumba, dança latina que integrou o calendário de atividades no final do ano.

 

Sobre o projeto

Criado em 2003, o projeto Alfadown faz parte do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), sendo ele um programa permanente de extensão. Suas atividades priorizam o desenvolvimento do indivíduo com Síndrome de Down, auxiliando na alfabetização e letramento de crianças a partir de sete anos, jovens e adultos. Além de estimular a sua inclusão na sociedade através de atividades recreativas e práticas.

 

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.