Última reunião da Pastoral de 2023 lota auditório na Cidade da Comunhão

Na manhã do último sábado, 11, a Cidade da Comunhão, localizada no Centro Pastoral Dom Fernando, sediou a última reunião da pastoral. Durante o ano de 2023, as reuniões foram celebradas em vicariatos e, na oportunidade, já foi abordado o tema da Campanha da Fraternidade de 2024, que será “Fraternidade e amizade social – vós sois todos irmãos e irmãs” e foi lançada também a Assembleia Arquidiocesana da Vida Cristã, que terá como grandes e principais objetivos ser um espaço de congraçamento entre todas as lideranças das paróquias e pastorais e auxiliar na caminhada pastoral da arquidiocese; ser um espaço de avaliação da caminhada pastoral do quadriênio 2019-2023; viver a igreja sinodal e ser um espaço de construção da nossa caminhada pastoral para o ano de 2024.

Foram convocados para Assembleia todos os seus respectivos membros: presbíteros, diáconos permanentes, representantes das comunidades religiosas, representantes da coordenação dos leigos, representantes dos leigos das áreas pastorais, delegados das paróquias, representantes das pastorais, movimentos, setores e organismos arquidiocesanos, da Universidade Católica e das Escolas Católicas.

Ao fazer uso da palavra, o arcebispo metropolitano dom João Justino lembrou que o fato de promover as reuniões arquidiocesanas por vicariatos (reservando apenas a abertura e o encerramento para a pastoral), permitiu a descentralização e otimizou as atividades, visto que o deslocamento até a pastoral não era facilitado para muitas pessoas: “Nessa experiência, nós tivemos a alegria de perceber que em alguns encontros nós ultrapassamos a casa dos 1200 participantes e, reunindo aqui, no ano passado, por exemplo, nós tínhamos um grupo que não excedia 300, 350 pessoas. Descentralizando, com a capilaridade que a igreja tem, nós chegamos mais próximos das pessoas e das comunidades”, observa.

Para abrilhantar a reunião, esteve presente também o bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Ricardo Hoerpers. Honrado com o convite, ele falou sobre a importância de se refletir sobre a Campanha da Fraternidade de 2024, prestes a completar 60 anos de existência: “Há 60 anos a igreja do Brasil consegue ter esse projeto de articulação, motivação, e, acima de tudo, evangelização, levando temas de mudança social, mudança pessoal, conversão durante a quaresma e que, além disso, contribui para projetos sociais para o Brasil”, afirma.

Dom Ricardo Hoerpers cita ainda que, a Campanha desse ano, foi uma das que mais mobilizou para ajudar projetos sociais, alcançando a quantia de R$7 milhões, destinados ao fundo de solidariedade para a erradicação da pobreza e fome nas regiões mais desassistidas e necessitadas.

Dentre os presentes do auditório lotado, estavam a reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi; o ex-reitor, Wolmir Amado; e os pró-reitores Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto e Daniel Rodrigues Barbosa.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.