Festival Sou PUC revela talentos da graduação

Uma ação inédita da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) colocou os estudantes no centro do palco e das atenções do público. Abrindo a programação do 64º aniversário da universidade, o Festival Sou PUC foi realizado com sucesso na última sexta-feira, 7 de outubro, no Câmpus V (Jardim Goiás).

Com apresentações de música, teatro, dança e poesia, os artistas encantaram a comunidade acadêmica com seus respectivos talentos: 15 estudantes selecionados se apresentaram e tiveram a oportunidade de trazer leveza, arte e cultura para o ambiente universitário.

Organizado a pedido dos estudantes da instituição, a iniciativa é fruto de um projeto cultural que surgiu durante a pandemia, denominado Pílulas de Saúde Mental. A convite da Proex, diversos estudantes se apresentavam nos espaços acadêmicos e diante da receptividade do público e da mobilização dos artistas, a ideia de promover um festival foi amadurecida ao longo dos anos.

“Nós percebemos que a comunidade interna, principalmente nossos estudantes, precisavam de um refresco, um momento de descontração, compartilhamento e integração, ainda que fosse nos intervalos de aula. Aí começamos a convidar os estudantes para fazer apresentações e isso ganhou aceitação e corpo, ao ponto de eles próprios sugerirem a realização do festival. Para nós é muito gratificante perceber o quanto eles se apegaram e fortaleceram este projeto”, ressaltou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana.

De acordo com a coordenadora do Programa Em Nome da Vida (PNV/Proex), profa. Carolina Goos, anfitriã da noite, as inscrições para o festival foram abertas para toda comunidade acadêmica. Após a fase de cadastro, os artistas passaram por uma seletiva e a organização levou cerca de um mês. “Sou uma grande militante da cultura e da arte. Elas conseguem oxigenar nossa alma, nosso cérebro, nosso coração e concretizar este momento é muito importante. A PUC se empenhou neste movimento e agora os jovens apresentam o que desejam tornar público”, refletiu.

A reitora da universidade, Olga Izilda Ronchi, prestigiou as apresentações e destacou que o protagonismo estudantil move a missão educativa: muito mais do que obter um diploma ou adquirir o conhecimento técnico e científico, a universidade também é um espaço de relações e convivência fraterna.

“Este festival representa o sentido de ser e de existir da universidade, que são seus estudantes: hoje eles têm o palco,  a voz,  a vez e o microfone para mostrar os seus talentos e aquilo que puderam vivenciar neste programa, que procura dar o sentido de acolhida e de experiência de convivência com o outro”, pontuou.

Reencontro com a arte 

Assim que ingressou na universidade, Aline Santos parou de fazer aulas de música para dedicar-se integralmente ao curso de Medicina. Primeira artista a se apresentar no Festival Sou PUC, a jovem de 20 anos teve a oportunidade de reencontrar um instrumento que conheceu aos 5 anos de idade: o piano.

“Este festival é uma oportunidade e um incentivo para continuar estudando piano também para mostrar ao público o que sei fazer”, analisou.

Estudante do curso de Relações Internacionais e cantora e compositora de MPB, Fernanda Hofmann, cantou duas músicas autorais do seu primeiro disco. Para a jovem, a música é um canal genuíno de expressão da experiência vivida. Ela já se apresentou em vários espaços acadêmicos e suas canções já são conhecidas pelos colegas de curso.

“Minha madrinha era cantora e o palco sempre foi um local de muito acolhimento. Quando eu estava no ensino médio, passando pelas primeiras desilusões amorosas, eu comecei a compor e escrever sobre minha própria vida, é como se fosse meu diário”, analisou. Uma das canções escolhidas para o festival é intitulada Douro, que resgata a experiência de intercâmbio estudantil vivenciada em Porto/Portugal.

Arrecadação de alimentos 

Os alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento foram doados para a Fazenda Esperança, instituição filantrópica de assistência aos dependentes químicos. Vale destacar que o período para doações foi estendido até o dia 23 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no perfil @soupucgoias| Instagram.

Fotos: Weslley Cruz

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.