Congresso duplo é encerrado com êxito

O 2º Congresso Bíblico Teológico e o 2º Congresso Arquidiocesano de Animação Pastoral foram encerrados com sucesso na noite de sexta-feira, 25, pelo arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino. Na ocasião, ele também anunciou a criação da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblica da Pastoral, composta por religiosos, docentes e lideranças leigas da Igreja de Goiânia.

Seguindo as recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João enfatizou a relevância de um olhar cuidadoso para animação bíblica e a ação evangelizadora. Sobre isso, citou diversos marcos que comprovam essa importância, entre eles, a exortação Verbum Domini, do papa Bento XVI, e o Concílio Vaticano II, que retomou uma tradição do século XVI de que não pode existir teologia cristã que não parte da palavra de Deus.

Ainda de acordo com o arcebispo, o trabalho da comissão eleita, que é vinculada ao Vicariato Episcopal para Evangelização, será articulado à Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã, já que ambas precisam andar juntas.

“O Espírito de Animação Bíblica indica que toda ação evangelizadora é animada pela palavra. Então, entendo que esta Comissão prestará um grande serviço, promovendo alguns eventos, mas também atendendo às demandas das paróquias e comunidades, que poderão apresentar à comissão pedidos de ajuda e de assessoria. A alma da pastoral é a palavra de Deus, então estes irmãos e irmãs que comporão a comissão terão a tarefa de animar a ação evangelizadora partindo da palavra de Deus”, ressaltou dom João.

Participação da comunidade acadêmica

Presente no evento, a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, destacou que o evento simboliza o espírito de sinodalidade com a Igreja do Brasil, além de ser uma preparação para o Mês da Bíblia, celebrado em setembro. Durante a semana do Congresso, estudantes participaram do evento e docentes fizeram explanações sobre o tema trabalhado neste ano, que foi a Carta de São Paulo aos Efésios.

De iniciativa da Escola de Formação de Professores e Humanidades, por meio do curso de graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, a reitora pontuou que “ este Congresso é a expressão  da contribuição que a academia pode dar também aos diversos agentes de pastoral da nossa Arquidiocese, no espírito de profunda comunhão, sinodalidade e compromisso eclesial para a formação dos agentes de pastoral e de outras denominações religiosas e cristãs. Neste sentido, a palavra de Deus se constitui como um profundo diálogo humanista com toda a sociedade ”, pontuou.

Balanço 

Pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista e vigário episcopal para a Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia, padre David Pereira de Jesus fez um balanço do evento.

Chegando na sua 2ª edição, ele pontuou que o congresso alcançou o propósito de alcançar as paróquias e comunidades. Com uma média de 200 participantes, o intuito do evento foi promover um encontro das lideranças e membros oriundos das comunidades com a palavra de Deus, para que pudessem meditá-la na parte acadêmica e pastoral. O próximo passo agora, de acordo com ele, é colocar em prática tudo aquilo que foi estudado e meditado durante o Congresso.

Fotos: Weslley Cruz e Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.