Aclamado pela comunidade acadêmica, prof. Ricardo Antunes profere aula magna na PUC

Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC Goiás, UFG e UnB tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir os ensinamentos do autor dos livros que embasam e qualificam sua formação acadêmica. Referência na área, o sociólogo Ricardo Antunes, professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, proferiu aula magna na noite desta quinta-feira, 17, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

Diante de um auditório lotado, o intelectual fez uma análise sobre a tragédia do mundo e a destruição do trabalho. De acordo com o prof. Ricardo, este é um fenômeno mundial, que ocorre, especialmente, no setor de serviços.

Com um tom realista e  sensibilidade aflorada, o docente citou uma frase de Guimarães Rosa para denunciar as condições precárias dos trabalhadores na atualidade: “se não tiver direitos, se vire-se”.  Para isso não acontecer, ele pontuou a necessidade de luta pelos direitos, considerando o trabalho digno como um direito absoluto.

“Se nós não lutarmos, não teremos mais trabalho com o mínimo de dignidade, todos nós não teremos mais direitos. E a obelização do trabalho, ou seja, o trabalho sem direitos, é vilipêndio, é roubo. Se a humanidade não tem condições de manter as condições de vida da classe trabalhadora, ela está fadada ao fracasso. Se a classe trabalhadora empobrecida não tiver saúde e previdência pública, ela vai esperar a morte chegar? Não vai esperar a morte chegar, porque vai lutar e sobre isso falamos hoje também”, refletiu.

Homenagem surpresa

Durante a aula magna, também foi lançado o livro Ricardo Antunes: para além do mundo do trabalho, organizado por Caio Antunes e Cláudia Mazzei Nogueira. A obra, que faz uma homenagem à vida e obra do sociólogo, contou com a participação de autores internacionais.

Um fato curioso é que o autor homenageado só descobriu a existência do livro em fevereiro deste ano, quando completou 70 anos de idade. A obra, que levou dois anos para ser escrita e organizada, foi elaborada em sigilo pela família.

“Foi uma surpresa absoluta, quando eu recebi o livro, ele já estava indo para a gráfica. Fiquei muito contente, embora fiquei muito bravo, porque todos os autores e autoras, em torno de 20, todos meus amigos e colegas, com quais mantenho contato permanente, inclusive no exterior, não falaram nada. Eles tomaram todos os cuidados para que eu só soubesse do livro impresso”, disse o prof. Ricardo, em tom humorado.

Caio Antunes, que é professor do curso de Educação Física da UFG e filho do homenageado, contou sobre o processo de elaboração do livro, publicado pela editora Papel Social, da cidade de Campinas (SP).

“Escolhemos pessoas das mais variadas áreas do conhecimento, direito, pedagogia, antropologia, sociologia, medicina, arquitetura e geografia. São pessoas que têm uma afinidade pessoal com o Ricardo, mas também têm, nas suas produções teóricas, a influência da sua obra. Isso deu origem a uma seleção de autores e autoras do Brasil, Itália e México, que resultou neste belo livro que aqui hoje lançamos”, pontuou.

Devolutiva acadêmica

Ter contato com um autor que fundamenta toda a formação acadêmica de discentes e pesquisadores é uma oportunidade singular. Cientes da relevância do momento, professores e estudantes analisaram a importância da obra do professor Ricardo.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social da PUC, Marly Machado Bento, a aula enriqueceu a formação dos acadêmicos, já que o enfoque trazido pelo docente, a obelização do trabalho, instiga a prática do serviço social, que luta pelas políticas públicas e pelos direitos humanos.

Já a coordenadora do Mestrado em Serviço Social, profa. Denise Carmem de Andrade Neves, ressaltou que as pesquisas do sociólogo fundamentam as linhas de pesquisa do programa: “ toda fundamentação teórica do curso é fundamentada nos ensinamentos dele, inclusive, na nossa formação. A PUC tem se atualizado e buscado essas referências para compreender este cenário atual e dar respostas à sociedade, por meio da formação de graduandos e pós-graduandos para que essas pesquisas tenham uma relação direta com este cenário que temos hoje”, concluiu.

Além do autor homenageado e organizadores do livro, a mesa diretiva do evento foi composta pela profa. Sandra de Faria, docente dos cursos de graduação e mestrado em serviço social da PUC, prof. Romilson Martins Siqueira, diretor da EFPH; prof. Ricardo Festi, docente do Departamento de Sociologia da UnB e prof. Emilio Facas, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB.

O evento foi uma promoção dos cursos de graduação e programas de pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás, UFG e UnB, Conselho Regional de Serviço Social (19ª Região) e Associação Brasileira de ensino e Pesquisa em Serviço Social (Regional Centro-Oeste), com apoio da Capes.

Currículo resumido

Ricardo Luiz Coltro Antunes, nascido em São Paulo (1953), é professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp) desde 1986. Graduou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/SP (1975), onde lecionou de 1977 a 1981. É mestre em Ciência Política pela Unicamp (1980) e doutor em Sociologia pela USP (1986).

Foi professor visitante na Universidade de Sussex (Inglaterra), na Universidade Ca’Foscari (Veneza/Itália) e na Universidade de Coimbra (Portugal). Como reconhecimento de sua atuação no campo da Sociologia do Trabalho no Brasil e América Latina, foi contemplado com a Cátedra Florestan Fernandes do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e com a Comenda do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

[Informações sobre o currículo disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Sociologia]

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.