Escola Politécnica e das Artes promove a IV Mostra do Projeto Integrador das Engenharias

A manhã do último sábado, 17, agitou o Câmpus 2. A razão: a realização da IV Mostra do Projeto Integrador das Engenharias reuniu estudantes de todos os períodos dos cursos de Engenharia, das modalidades presencial e semipresencial, para a exposição de trabalhos por eles desenvolvidos com a supervisão de professores.

Entre os projetos apresentados havia: braço robótico, filtro passivo, sistema supervisório de indústria, acionamento de máquinas, elevador, lançamento de foguete, planta industrial, projeto de reforma e projeto de terraplanagem e pavimentação.

A diretora da Escola Politécnica e das Artes, professora Mírian Gusmão, explica que o objetivo principal do evento é proporcionar integração entre os estudantes, especialmente em função da nova diretriz dos cursos de Engenharia, que inseriu projetos integradores na matriz curricular: “Esses projetos visam integrar os conteúdos das disciplinas e o projeto prático e a gente vê que o resultado disso engaja o aluno e ele obtém conhecimento por meio da prática”.

A professora destaca que o evento é importante também porque leva para os colegas, professores, familiares e comunidade acadêmica o resultado deste engajamento e reforça o comprometimento do estudante com o curso, visto que para produzir um projeto focado em sua área, o aluno precisa se dedicar e esforçar, o que rende frutos a longo prazo também pois o prepara para o mercado de trabalho.

Completando dois anos de realização do projeto inovador, a professora Mírian Gusmão avalia que sua realização teve reflexões também na diminuição da evasão dos cursos: “Percebemos que atualmente temos mais integração entre os estudantes, visando à preparação integral, bem como a capacitação destes para trabalhar em equipe, que é uma exigência do mercado de trabalho. Aqui na PUC Goiás, trabalhamos a formação humana para além da parte técnica”, enfatiza.

Também presente no evento, a professora Priscilla Borges explicou que, ao participar, a experiência dos alunos é modificada porque ao sair da teoria e ir para a prática, o aprendizado é muito grande: “Eles não acertam o projeto de primeira, então, essa repetição e o fato de precisar criar a solução faz com que eles pensem melhor e aguça a criatividade deles. O conhecimento deles aumenta bastante. Eu considero um sucesso esse projeto”, afirma.

A estudante do curso de Engenharia de Produção, Mayara Moura foi uma das expositoras. Ela desenvolveu um braço mecânico e explicou que a ferramenta serve para dar mais qualidade de vida para o trabalhador, porque ele faz o giro de 90°, apoio para subir, descer, pegar material, à semelhança de como funciona uma retroescavadeira.

Ao falar sobre a experiência da exposição, ela transparecia realização: “É a primeira vez que eu apresento um trabalho e, por essa razão, o meu sentimento é de profunda gratidão e felicidade. Tive o acompanhamento da professora a todo momento, que nos deu orientações e dicas de melhoria para os próximos. A satisfação é total”.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.