Colóquio internacional discute religião e fascismo

Com três dias consecutivos de programação, a PUC Goiás promoveu, na noite da última quarta-feira, 14, a abertura do IV Colóquio Internacional promovido pelo Núcleo de Estudos Avançados de Religião e Globalização (Nearg), evento que ocorreu na Sala de Defesas, da Área 4.

Transmitido via YouTube para mais de 4 países (Itália, Espanha, Costa Rica e Alemanha), a proposta do Colóquio, de acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, professor Clóvis Ecco, é discutir a realidade política do mundo e a relação entre a religião e o fascismo.

“Esse tipo de evento é importante, porque precisamos entender as raízes dos conflitos. O que está acontecendo agora, manifestações, compreensões e incompreensões, têm origem europeia e é algo complexo, por isso vamos dialogar com outros países”, explica.

O professor Alberto da Silva Moreira, responsável pela abertura dos trabalhos e comunicação direta com o palestrante espanhol José Antônio Zamora Zaragoza, destacou, ao final da explanação do palestrante, a importância de se produzir categorias teóricas e científicas que auxiliem na compreensão da complexidade da sociedade atual, sobretudo, no que diz respeito às mudanças político sociais e ao papel que as religiões e as comunidades religiosas tem nesses processos de mudanças.

“Zaragoza, em sua exposição, ao falar do papel das entidades religiosas, usou a expressão ‘mobilização autoritária’ para se referir ao aumento do autoritarismo, intolerância, sectarismo e discursos de ódio na nossa sociedade. Nós queremos pensar e discutir com profundidade e sinceridade qual é o papel possível que as comunidades religiosas estão desenvolvendo nesses processos de mudança política e social no país e no mundo, porque estamos conectados com processos globais”, reflete.

Prestigiaram o evento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino; o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, professor Romilson Siqueira e o secretário geral da Sociedade Goiana de Cultura, professor Wolmir Amado.

O Colóquio segue pela manhã e tarde desta quinta-feira, 15, e manhã da sexta-feira, 16.

Fotos: Ana Paula Abrão 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.