Culinária afetiva: educandos do Alfadown visitam laboratório de Gastronomia

Os educandos do Projeto Alfadown participaram de uma atividade diferente do habitual, marcada por cores e sabores, no Laboratório do curso de Gastronomia, na tarde desta terça-feira, 30 de maio, na Área 4. Atentos, os estudantes observaram o chef Willian Carvalho cortar os legumes em diferentes formatos e saltear a comida na panela.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, profa. Luciana Novaes, o momento foi uma contextualização de tudo que foi trabalhado em relação à culinária afetiva, tema pedagógico proposto para este semestre. Para trazer à tona as memórias de família, os educandos desenvolveram, nos últimos meses, um caderno de receitas e lá escreveram os ingredientes dos seus pratos favoritos, além de pesquisar sobre a origem da comida elegida.

Um dos estudantes que participou da atividade, inclusive, salteando a comida na panela do chef Willian foi o educando Vinícius de Albuquerque Viana, 20 anos. “A gente aprendeu a cortar os legumes, segurar na panela e sacudir tudo”, relatou. No seu caderno de receitas, ele  trouxe uma memória afetiva da família, que é seu prato predileto: “a lasanha não pode faltar. Lá em casa é feita pela minha avó e pela minha mãe”, enfatizou.

Após o tour pela cozinha, os educandos fizeram uma peregrinação até a Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), na Área 2, para entregar alimentos que foram arrecadados para doação. Além da culinária afetiva, outro tema trabalhado foi a Campanha da Fraternidade 2023 para sensibilizar os educandos e educandas para o problema da fome no Brasil.

Fotos: Ana Paula Abrão

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.