PUC Goiás lança Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Outras Violências

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) reuniu os gestores, na quinta-feira, 27, para apresentar o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Outras Violências, no Auditório 3 da Área 2.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa.  Helenisa Gomes, uma das idealizadoras do projeto, explicou que a iniciativa decorre de uma determinação legal recente que alcança todas as empresas e instituições, do setor público e privado, no sentido de obrigá-las a proporcionar a seus trabalhadores o exercício de suas funções de forma segura e livre de assédio e discriminação, para que seja estabelecida uma relação respeitosa e humana no ambiente de trabalho.

Integra o programa um guia que será lançado no dia 2 de maio, que é o Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho.  “Neste dia, nós lançaremos o nosso guia, que traz os conceitos e formas de assédio de forma didática. É importante que todos tenham conhecimento do que é, porque só assim é possível identificar e corrigir”, destaca.

Também engajada no projeto, a professora Graciele Pinheiro Teles, coordenadora da Divisão de Recursos Humanos, foi a responsável por apresentar o programa aos gestores. Dentre as muitas informações indispensáveis por ela repassada, ela citou que o programa conta com a experiência e a expertise do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho (18ª Região) desde 2016, que orienta na utilização de mecanismos eficazes para a eliminação destes problemas no ambiente de trabalho. “As medidas que o programa desenvolveu e propõe são fundamentais para que toda a comunidade universitária se engaje e nos ajude nessa campanha importantíssima de erradicação de qualquer forma de assédio ou de violência no ambiente de trabalho”, afirma.

Ainda de acordo com Graciele, o objetivo maior do programa é atingir a harmonia e o bem-estar no ambiente de trabalho. “Não há nada melhor que trabalhar feliz, exercer as nossas funções com confiança, segurança, usando uma ferramenta tão importante que é o diálogo, sobretudo, sabendo dialogar. A expectativa é muito positiva com relação a esse programa”, declara.

Para comunicar um caso de assédio ou outro tipo de violência, foram disponibilizados os seguintes canais: formulário on-line, disponibilizado no SOL administrativo e docente, pelo e-mail denunciaassedio@pucgoias.edu.br, pelo telefone (62) 3946-1928, pessoalmente ou por correspondência no endereço Setor Universitário, Praça Universitária, PUC Goiás, Área 2, Bloco A, 1º Andar, Divisão de Recursos Humanos (DRH).

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.