Farmácia e Biomedicina fazem aula inaugural com finalidade filantrópica

A Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), em parceria com a Escola de Direitos, Negócios e Comunicação (EDNC), promoveu, na manhã desta terça-feira, 4, uma aula inaugural junto com a abertura da Campanha da Fraternidade na ECMV, oportunidade em que houve arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos que serão doados ao Assentamento Buenos Aires, localizado em Aparecida de Goiânia.

A representante da comissão da Campanha da Fraternidade da ECMV na PUC Goiás, Vânia Rodrigues, explicou que foi solicitado aos estudantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina que trouxessem doações: “A intenção é colocar em prática o tema ‘fraternidade e fome’ da Campanha da Fraternidade 2023 e o pontapé inicial foi hoje, com essa palestra. A nossa intenção é dar continuidade às arrecadações até o final do semestre”, cita.

Ela contou que a escolha do assentamento Buenos Aires, localizado em Aparecida de Goiânia, partiu de um professor do curso de Direito que se sensibilizou com a situação de extrema vulnerabilidade das famílias que lá estão.

Já a diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida, professora Vanusa Usier, destacou que a ECMV, por ser muito complexa e agregar cursos em diversas áreas envolvidas com a saúde, pode contribuir com o atendimento na medicina veterinária, odontologia e outros: “Lá será também um campo de curricularização da nossa extensão”, destacou a professora.

Com o auditório da Área 2 lotado, a palestra que reuniu os alunos foi feita pela egressa do curso de Farmácia, Raine-Clênia Oliveira Castro, farmacêutica e auxiliar de autópsia da Polícia Civil, que hoje é mestranda na UFG. Em sua explanação, Raine-Clênia explicou que as disciplinas dos cursos de Farmácia e Biomedicina são muito próximas daquelas cobradas no concurso da polícia técnico-científica para a área da saúde e que a bagagem adquirida na universidade coloca o candidato muito à frente no preparatório deste concurso, por exemplo.

Sobre a sua atuação como auxiliar de autópsia, Raine-Clênia citou que, em um exame cadavérico, por exemplo, é feita a coleta de material biológico para análise de amostra toxicológica, DNA, residuográfica, entre outras. Tais materiais são encaminhados para laboratórios e peritos criminais, muitos deles farmacêuticos e biomédicos, para avaliação e emissão de laudo.

Prestigiando o evento, o coordenador do curso de Biomedicina, professor Roberpaulo Neves, registrou que é motivante para os estudantes ver egressos voltando para a universidade contando histórias de sucesso profissional.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.