Tríduo de São José reúne devotos na universidade

O patrono universal da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores e protetor das famílias é fonte de exemplo e inspiração para seus devotos no mundo inteiro. Na PUC Goiás, o culto a São José é celebrado na forma de tríduos e novenas alusivas ao dia do santo, que é comemorado anualmente no dia 19 de março.

Veja fotos do evento

Mantendo viva na agenda acadêmica essa tradição, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) da universidade e o Vicariato para Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia abriram na tarde desta quarta-feira, 15, na Área 2, o Tríduo de São José, que reúne docentes, gestores e funcionários administrativos, até o dia 17 de março, para meditar leituras bíblicas, textos do Papa Francisco, orações e cânticos em honra ao pai adotivo de Jesus.

Pró-reitor de Administração, o prof. Daniel Barbosa ressalta que a devoção a São José está presente na universidade desde às suas origens  e continua nos dias atuais.

Exemplos dessa fé genuína são os diversos funcionários que receberam o nome do santo; a Chácara São José, que atualmente é o Câmpus II (Jardim Mariliza) e a Proad, que confiou ao provedor da Sagrada Família a missão de santo padroeiro.

Além de fazer esse resgate da devoção no âmbito institucional, o pró-reitor partilhou um testemunho pessoal de como o santo inspira sua figura paterna.

“Herdamos isso e, todo ano, temos o hábito de fazer uma homenagem a São José, pai adotivo de Jesus Cristo, que serviu para dar suporte humano à presença do Filho de Deus entre nós. É um santo que tem muito a ver com a nossa vida, principalmente, a gente que é pai e temos que cuidar dos filhos. Além de ser pai natural, sou pai adotivo e me sinto, de certo modo, São José, nesta experiência de vida que eu tenho”, relatou.

A reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi refletiu sobre o cuidado protetor de São José na Sagrada Família e que a sua proteção se estende aos devotos que a ele recorrem em oração, incluindo a comunidade acadêmica.

“É a figura do provedor, de quem cuida da família, de quem cuidou do menino Jesus. São tão poucos os registros de São José nos evangelhos, mas o que ressalta é a fé que São José teve e a paternidade assumida do menino Jesus num ato de generosa entrega e, acima de tudo, de cuidado”, declarou.

Programação

O segundo dia do Tríduo será nesta quinta-feira, 17, às 10h30, no Câmpus II (Jardim Mariliza), e o terceiro na sexta-feira, 18, às 16 horas, no Câmpus V. A santa missa será celebrada no dia 20, próxima segunda-feira, na Capela São José, situada na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), às 11 horas.

Fotos: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.