Minicurso convida docentes para elaborar projetos de ensino

A projetualidade está presente no cotidiano: executar uma receita, construir uma edificação, organizar uma viagem ou qualquer outra tarefa que busca a realização de um objetivo específico. E quando os projetos envolvem as escolas, isso ganha um corpo específico, pois exige um redimensionamento do fazer pedagógico, que incentiva a formação de estudantes autônomos, curiosos, ativos e capazes de problematizar a realidade em busca da solução de problemas.

Esse conceito pautou o minicurso Elaboração de projetos e percursos investigativos do ensino, que foi ministrado pela docente do curso de Pedagogia da PUC Goiás, Pollyanna Rosa Ribeiro, na última sexta-feira, 10, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), durante a 52ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap).

A docente, que é pedagoga por formação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, é autora do livro Projetos de trabalho na educação infantil e, durante a atividade, partilhou com os colegas docentes suas experiências neste campo investigativo, além de recomendar autores que trabalham o assunto (indicou livros de Fernando Hernandes e leu um artigo de Dom Antônio de Assis Ribeiro, que traz uma reflexão sobre a projetualidade).

Segundo a profa. Pollyanna, a proposta da atividade é de convidar os colegas para que incluam a realização de projetos nas suas disciplinas, como metodologia fundamental para que os estudantes se tornem cada vez mais ativos e participativos nos processos de aprendizagem.

“A metodologia de projetos visa atender às curiosidades dos alunos dentro da temática/ disciplinas de cada curso, entretanto tem como fio condutor a pesquisa e a investigação de caráter mais coletivo. A proposta é que os estudantes experimentem os percursos investigativos não só no TCC ou na Iniciação Científica, mas que possa construir também uma metodologia de trabalho, no interior de cada curso”, ressaltou a docente.

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.