Simpósio Internacional discute o sistema de ensino Elkonin-Davydov

Uma teoria que capacita os professores para trabalhar uma linha pedagógica voltada para o desenvolvimento humano. Com base nesse contexto, o Simpósio Internacional Desafios e Possibilidades do Ensino de Ciências/Biologia no Sistema  Elkonin-Davydov foi aberto na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC (PPGE/EFPH), em parceria com a UFG, FacMais, IFG, IF Goiano e UEG, o evento se propõe a discutir as teorias de Vigosty e Davydov, dois renomados autores russos cujas ideias são postas em prática na Rússia, através do sistema de ensino que dá nome ao Simpósio: Elkonin-Davydov, também conhecido como teoria do ensino desenvolvimental.

Foco na autonomia do estudante

O docente do PPGE, prof. José Carlos Libâneo, que é uma referência nacional e internacional na área da Educação, explica que esse sistema, vinculado ao Ministério da Educação, desenvolve atividades de ensino  e, ao mesmo tempo, faz pesquisas com professores e estudantes para acompanhar o impacto dos princípios da teoria na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

“Como nós adotamos essa orientação teórica para o nosso trabalho, então estamos aqui fazendo uma divulgação da teoria para ajudar os professores, especialmente, da rede pública a trabalhar com ela, pois nós entendemos que, entre outras coisas, amplia o desenvolvimento cognitivo e a autonomia dos estudantes”, analisa o professor.

Presença internacional

Coordenador geral do evento, o prof. André Luiz Araújo Cunha (PUC Goiás), conta que outra iniciativa foi realizada em 2017 na PUC, abordando a mesma temática, mas com um grupo de professores da área de Matemática e Psicologia. Desde então, ficou a vontade de discutir o sistema russo em outras áreas do conhecimento e, desta vez, o foco são as experiências na área da Biologia.

O evento, que continua até o dia 27 de agosto, no auditório da EFPH, também trouxe o prof.ms. Denis Igorevich Minkin, que é biólogo, professor do Ensino Fundamental e Médio, no sistema Elkonin-Davydov, na Escola 67, em Moscou (Rússia).

A mesa de abertura foi composta por representantes das instituições de ensino superior parceiras do evento. Na ocasião, eles foram acolhidos pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, e pelo diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira.

Acesse neste link a programação completa.

Fotos: Wagmar Alves 

Fotos: Wagmar Alves

>Leia também: PUC é primeiro lugar em programas destinados à formação de professores

 

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.