Curricularização da extensão é discutida com corpo docente

A adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) para garantir uma carga horária mínima nos cursos para as atividades de extensão é uma exigência do Conselho Nacional de Educação (CNE), vinculado ao MEC, por meio da Resolução nº 7/2018.

Tendo em vista essa normativa, a PUC Goiás trouxe o tema para a 51ª edição da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP), que iniciou ontem, 8, e continua até amanhã, 10, em todas as escolas da instituição. A pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, abordou o assunto nesta terça-feira,9, durante as reuniões com os colegiados de todos os cursos.

Desde o início do ano, a instituição se prepara para esse processo, que mobiliza os 46 cursos de graduação presenciais e  25 cursos do ensino a distância, envolvendo a Prograd, Câmara de Graduação, Núcleos Docentes Estruturantes, coordenadores dos cursos, diretores das escolas e demais gestores acadêmicos.

De acordo com a profa. Sonia, o trabalho vai envolver três dimensões: a atualização dos documentos institucionais, o acompanhamento curricular e a tecnologia da informação. No âmbito das mudanças curriculares, elas influenciam nas ementas das disciplinas, na matriz curricular e na preparação dos professores.

Já a informatização impacta nos instrumentos já existentes, tais como planos de ensino, PUC Diário e os outros que foram criados para atender às demandas que a curricularização da extensão traz às IES.

“A extensão sempre foi uma marca forte enquanto experiência de um grupo menor de professores e estudantes. Agora essa exigência traz a experiência para todos os cursos e os estudantes, integrada nesta perspectiva que a própria Constituição Federal já nos trazia em 1988, que é a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Estamos iniciando, mas é contínuo, é um processo que não tem fim, só começos”, refletiu a pró-reitora.

Fotos: Ana Paula Abrão