Estudantes arrecadam alimentos para entidade trans

Mais de 750 quilos de alimentos não perecíveis foram entregues nesta terça-feira, 17, para Astral Goiânia, entidade que atende a população LGBT na capital. A doação foi resultado da arrecadação dos estudantes da PUC Goiás no ato de inscrição na 7ª edição dos Jogos Universitários. Os alimentos foram entregues na sede da entidade por um grupo de representantes do corpo discente da universidade.

A estudante de Psicologia Anna Bannach Menezes, presidente da Atlética Psicótica, afirmou que a ação é também uma retribuição à entidade que contribui com vários estudos realizados dentro do curso. “Eles estavam precisando muito e hoje é um dia muito simbólico porque é o dia mundial contra a LGBTfobia, então vamos ajudar nesta luta”, afirmou ela.

Professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, em entrega simbólica de doação para Beth Fernandes (Foto: Ana Paula Abrão)

As doações serão destinadas para 150 pessoas atendidas pela Astral em situação de vulnerabilidade. Para a presidente da Astral, a psicóloga Beth Fernandes, que também é presidente do Fórum Transexuais de Goiás, a doação tem um valor simbólico importante. “Eu fico extremamente emocionada com os meninos empenhados em fazer esta doação, em vir aqui, conhecer o brechó da Astral. E emocionada com a PUC. Espero que a gente possa fazer parceria para falar de políticas sociais, políticas para a população LGBT”, afirmou ela.

Jogos Universitários

Os Jogos Universitários serão realizados de 21 a 24 de maio e devem envolver mais de 700 atletas em cerca de 200 disputas no Câmpus II. A última edição do JUPUC foi em 2019 e, nos últimos dois anos, a programação foi suspensa por causa da pandemia do coronavírus. Para muitos estudantes, esta será a primeira vez na competição. A reitora ressaltou que apesar da dificuldade de rearticulação das atléticas, os estudantes se mostraram determinados em montar os times e voltar para as quadras.