Formaturas presenciais são marcadas pela emoção

As noites desta última semana na PUC Goiás foram marcadas pela emoção dupla: a formatura de centenas de estudantes e o retorno das famílias às cerimônias de colação de grau. A continuidade do projeto da comunidade acadêmica e a possibilidade de reabrir a universidade para o público externo depois de dois anos de pandemia do coronavírus foram marcadas pela esperança de estudantes, pais e professores.

Profa. Olga Ronchi na retomada
das formaturas (Foto: Ana Paula Abrão)

A primeira colação de grau foi realizada na segunda-feira, 21, no Teatro do Centro de Convenções e reuniu 162 formandos em Direito. Presidente da cerimônia, a professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, falou em seu discurso da emoção por reencontrar estudantes, professores e familiares presencialmente. “Como vocês fizeram falta nestes dois anos, nas salas de aulas, nos espaços, nos laboratórios, nos corredores, nas áreas de convivências. Quantas saudades! A presença de vocês traz alegria aos nossos prédios. A universidade não faz sentido sem vocês”, afirmou ela. Os graduandos tiveram aulas no regime remoto praticamente nos últimos dois anos.

Celebramos a vitória da vida, vitória da ciência, que possibilitou por meio de tantas tecnologias que nossos estudantes concluíssem seus cursos e possibilitou a existência das vacinas que estão salvando vidas e proporcionando momentos como este, tão rico na vida dos formandos, de suas famílias e da nossa universidade.

Professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás

No retorno às cerimônias presenciais, cada formando pode escolher sete convidados para prestigiá-lo. Além do uso de máscara, o teatro garantiu o distanciamento social entre os convidados. As cerimônias estão sendo transmitidas no YouTube da PUC Goiás ao vivo para que outros familiares também possam acompanhar.

Fabrício: graduação em Enfermagem (Foto: Ana Paula Abrão)

Entre os formandos deste dia 22, terça-feira, estava Fabrício Abreu Sanchez, do curso de Enfermagem. Paraense, ele está em Goiás há oito anos apenas para conquistar seu sonho de estudar na PUC Goiás e se formar enfermeiro. Ontem foi o dia dele dividir esta alegria com sua família em cerimônia realizada no Teatro do Centro de Convenções, que seguiu os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Enquanto no palco ele foi acompanhado por estudantes de todos os cursos da Escola de Ciências Sociais e Saúde, que inclui Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Gastronomia e Serviço Social, na plateia estava sua mãe Cecília Lourenço da Silva, que viu a formatura do filho após todas as batalhas enfrentadas para garantir a graduação do caçula.

Eu me sinto muito feliz, foi merecido, foi muito guerreiro e não desistiu momento algum. Então só gratidão à Deus.

Cecília Lourenço da Silva, mãe do formando Fabrício Sanchez

A graduação de Fabrício começa com a mudança do Pará para Goiânia, o ingresso na PUC Goiás, a conquista da bolsa do Prouni e depois a pandemia com o isolamento social e a sobrecarga da área da saúde no tratamento e na prevenção ao coronavírus. “É uma satisfação estar aqui. É o sonho de muita gente, mas muitos não chegaram aqui”, conta ele lembrando que as adversidades fizeram parte da sua formação.

Presidente da segunda noite de colação de grau dos estudantes formados em 2021/2, a professora Sonia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, falou da formatura dos estudantes da saúde durante os desdobramentos da pandemia. “Eles acompanharam tanto o processo da pandemia, do adoecimento das pessoas, como também da reabilitação no pós-covid. Então são profissionais formados dentro deste contexto e que têm um diferencial em suas formações”, afirmou ela.

O retorno a um teatro com a presença do público também foi comentado pela pró-reitora. “Esperança que a gente possa mesmo, gradativamente, ir ampliando as nossas atividades e tenhamos o mais breve possível o fim da pandemia e as condições adequadas para voltar a vida normal”.

Valéria se emociona na homenagem aos pais (Foto: Ana Paula Abrão)

A presença das famílias nas cerimônias foi comemorada pela formanda Valéria Ramos Silva Tanuz, que se formou em Fisioterapia. Segunda graduação dela, o diploma foi celebrado pelas filhas, marido e mãe, presentes na colação de grau. “Meu sentimento é de gratidão, primeiramente, e de muita alegria porque esse curso foi de muitos desafios, mas realmente a PUC nos oferece o máximo e tenta absorver tudo. Posso dizer que vale a pena”, contou.

Ouro da casa

Entre os formandos desta semana também está o jornalista Renato Vieira de Oliveira, que se formou em Nutrição na PUC Goiás. A história dele na universidade começou há cinco anos com sua chegada na PUC TV, onde se tornou repórter, e depois ingressou na graduação. Emocionado, ele conta que a formatura é resultado também do apoio dos colegas de trabalho e da universidade que concedeu bolsa institucional para ele.

Renato foi um dos formandos da segunda noite de colações (Foto: Ana Paula Abrão)

“Quando eu comecei na Nutrição foi justamente porque eu conquistei um objetivo que foi meu bem-estar visual e, ao mesmo tempo, a minha saúde. Pensei em conciliar as duas profissões. Fazer da Nutrição a base científica e do Jornalismo um impulso para divulgar a informação de qualidade e precisa”, afirmou o repórter nutricionista.

Hoje carrego daqui o melhor tanto do trabalho quanto da graduação!

Renato Vieira de Oliveira, repórter da PUC TV e formando em Nutrição