PUC comemora 62 anos com programação especial

O 62º aniversário da PUC Goiás foi celebrado neste domingo, 17, em uma missa para toda a comunidade universitária na Paróquia Universitária São João Evangelista, na Praça Universitária. Presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia e vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura, dom Levi Bonato, e concelebrada pelo padre Davi Pereira de Jesus, a cerimônia foi prestigiada pela reitora da PUC Goiás, profa. Olga Ronchi, pelos pró-reitores, diretores de escolas, coordenadores de cursos, colaboradores e estudantes.

“É o dia mais importantes para nós da PUC Goiás, dia de celebração pelos 62 anos de história, dia em que louvamos e agradecemos à Deus por esta obra inspirada por dom Emanuel, em 1948, e concretizada em 1959 com dom Fernando”, afirmou a professora Olga. Ela lembrou a missão da universidade à serviço da comunidade goiana e o compromisso na formação das novas gerações, sempre comprometidas com a justiça e a paz social.

Professora Olga agradeceu a todos que se dedicam à universidade (Foto: Ana Paula Abrão)

Em seu sermão, dom Levi Bonato lembrou a missão principal da PUC à serviço da vida. Falou dos avanços e da importância da ciência para a comunidade e da educação como instrumento principal da transformação da realidade. Ele lembrou o compromisso da igreja com a sociedade na criação de diversos espaços educativos, como a PUC, em locais com poucas oportunidades.

O celebrante da missa foi dom Levi Bonato (Foto: Ana Paula Abrão)

No encerramento da missa, foi divulgada uma mensagem do arcebispo dom Washington Cruz sobre a universidade. Ele agradeceu a trajetória da instituição e reforçou o papel da PUC para o crescimento do estado e da educação. Confira aqui.

Programação

A missa foi apenas o início das comemorações dos 62 anos da universidade. Durante a semana, a Jornada da Cidadania, em formato híbrido, e o VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, em formato virtual, marcam a data. “A programação será intensa com as estações da Jornada, grandes conferências e com a entrega o mérito científico e também a premiação dos melhores trabalhos e das equipes de olimpíadas, jogos e outros, que encerrarão na sexta-feira, 22”, afirmou a reitora, que foi homenageada no final da missa com a entrega de flores pelo padre Davi em nome da comunidade.

Missa reúne professores e colaboradores em momento festivo (Foto: Ana Paula Abrão)

Os eventos serão oficialmente abertos no dia 19, às 10 horas, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube e contará com a participação do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado. Ele ministrará a conferência intitulada Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta. A programação da Jornada e do CCTI vão até o dia 23 deste mês.

Ainda durante o mês de outubro, será inaugurada a Clínica de Medicina Veterinária, no Câmpus II, e a nova sede do Instituto Dom Fernando, Escola de Formação de Juventude e Escola de Circo, que passam a atender a comunidade da Região Noroeste, no Cecom.

História

Fundada em 17 de outubro de 1959, ainda como Universidade de Goiás, a instituição é mantida pela Sociedade Goiana de Cultura (SGC), da Arquidiocese de Goiânia. Em 1971, passa a contar com o termo “católica” em sua denominação. Pioneira em Goiás e na região centro-oeste, recebeu o reconhecimento pontifício em setembro de 2009, quando passou a usar o nome PUC Goiás, sendo a 7ª no Brasil e a 19ª no mundo com este título.