PUC lança livro inédito sobre comunicação

O Observatório de Mídia da PUC Goiás lançou o primeiro livro resultado do trabalho realizado pelo grupo. Comunicação em tempos dúbios: construções de sentidos e discursos na era das fake news, da pós-verdade e das encenações midiáticas, organizado pelos professores e jornalistas Rogério Borges e Luiz Signates, inaugura a Coleção Observatório de Mídia na Editora da PUC Goiás. A publicação traz nove textos de vários pesquisadores de diferentes instituições e formações.

De acordo com Rogério Borges, o principal objetivo do livro é refletir sobre a qualidade jornalística e os desafios contemporaneidade para os próprios jornalistas. “Sobretudo neste momento que temos tantos desafios nesta área, como a difusão das fake news, a distração das redes sociais”.

O e-book gratuito foi editado pela PUC Editora e está disponível aqui. Os textos disponíveis na publicação analisam fenômenos muito atuais da comunicação com diferentes aspectos que impactam a sociedade, a partir dos envolvidos nas trocas comunicacionais e no público em geral.  As abordagens trazem áreas de atuação distintas, como redes sociais, jornais e revistas e telejornalismo.

Dividido em duas partes, a primeira é voltada para aspectos mais teóricos e epistemológicos e a segunda para análises e estudos de objetos empíricos mais específicos. Segundo os organizadores, o livro traz olhares críticos e propositivos sobre questões sensíveis em meios de construção e disseminação de conteúdos em ritmo alucinante. Assinam os artigos, além dos organizadores, Rosângela Chaves, Edomm Ezrom, Thiago Franco, Marcos Nunes Carreiro, Maiara Raquel Leal, Eliani Covem, Fernanda Silva Borges e Bernadete Coelho.

Organizador e autor de dois capítulos, o professor doutor Rogério Borges, da PUC Goiás, assina um texto com análise sobre a forma pela qual o chamado “jornalismo de celebridades” compõe seu noticiário. O artigo é resultado de um projeto de pesquisa empreendido na PUC Goiás, com o apoio do CNPQ. “Falo dessa encenação do jornalismo de celebridade numa promoção, que às vezes é só reproduzida pelo jornalismo, com apelos sensacionalistas”.

A publicação do livro teve o apoio da Editora PUC, da Escola de Comunicação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.