Aulão será transmitido neste sábado

O 3º Maior Aulão de Goiás e do Tocantins, organizado pela TV Anhanguera, em parceria com a PUC Goiás e apoio do Colégio Teo, será neste sábado, 9 de janeiro. O evento, que tem o objetivo de proporcionar aos alunos de Ensino Médio uma revisão gratuita dos conteúdos que serão cobrados no Enem 2020, registra 21.375 inscrições e será transmitido pelos portais G1 Goiás e G1 Tocantins e pela emissora PUC TV, das 8h às 19 horas (com intervalo entre 13h e 14 horas). Para acertar questões referentes à logística, equipes de apoio e professores visitaram o Teatro PUC (Câmpus V), local onde ocorrerá a aula, na manhã desta quinta-feira ,7, ajustando os últimos detalhes para o grande dia.

Entre os professores, há quem é veterano desta iniciativa social e outros participam pela primeira vez. Ítalo Vector leciona a disciplina de Física, é voluntário pelo terceiro ano consecutivo e destaca o alcance e impacto do evento na vida dos alunos da rede pública e privada. Na última edição, 600 assistiram à aula presencialmente e mais de 2 mil acompanharam pelo G1. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o auditório estará vazio, mas como a transmissão é aberta, a quantidade de espectadores vai muito além do público inscrito. “Sabemos que é um momento de angústia que marca a vida do estudante. E este aulão é uma oportunidade para trazer um conteúdo com mais didática, passando confiança para os alunos”, reflete.

Maria Beatriz Toniol, professora de Língua Portuguesa, participa do evento pela primeira vez e vai trazer os conteúdos mais recorrentes nas provas do Enem, para dar dicas certeiras aos estudantes. Sabe-se que a prova de Português é mais interpretativa, todavia o domínio do conteúdo é fundamental para o entendimento das questões. Ela também comentou o desafio profissional ocasionado pela pandemia em 2020. “Foi um ano de reinvenção. Precisamos nos adaptar, primeiramente, à educação a distância e, agora, ao ensino híbrido”, pontuou.

Possíveis temas de Redação

Além das questões objetivas, uma prova que gera muita expectativa nos estudantes é a redação. Durante todo o ano, professores da área trabalham com os alunos de ensino médio os possíveis temas que podem cair na prova. Uma dificuldade recorrente vivenciada pelos jovens é o desafio de dominar o conteúdo, o que inclui não apenas trabalhar o argumento, mas também colocar no papel as ideias de forma coesa e coerente em, no máximo, 30 linhas.

Sabendo dessa realidade, o professor veterano no Aulão, Paulinho Kuririn, irá partilhar uma estrutura de dissertação argumentativa ( gênero textual exigido no Enem), além de um esqueleto pré-montado com possíveis temas. De acordo com o professor,  que fica de olho nos spoilers divulgados pelo MEC nas redes sociais ao longo do ano, os seguintes temas têm chances de cair no exame: Saúde Pública, em função da Covid-19; algum tema relacionado à pessoa idosa, assunto que não foi cobrado em edições anteriores; Ensino a Distância, realidade vivenciada na educação que ressignificou as metodologias de ensino e Erradicação do tabagismo, tema aparentemente aleatório, mas, segundo o professor, “a cara do Enem”, que costuma propor temas, que não são trabalhados com muita ênfase pela mídia.

Participação da universidade

Além do apoio em relação à infraestrutura, a universidade proporciona a inclusão social, disponibilizando quatro intérpretes de Libras para o evento, além dos docentes que irão participar da programação, proporcionando momentos de alongamento, relaxamento, como manter o equilíbrio emocional, além de dicas posturais para evitar a fadiga muscular e mental no dia da prova.  

Os professores Paulo Adriano Naves Prudente (Educação Física), Zíngarah Májory Tôrres de Arruda (Fisioterapia) e Marina Morab (Psicologia) irão partilhar todas essas dicas. Equipes do quadro administrativo, envolvendo a Comissão de Admissão Discente, Coordenação de Apoio Pedagógico, Audiovisual, Internet , Divisão de Comunicação Social, entre outros setores, também estão envolvidos na logística da iniciativa, reforçando a equipe que atua nos bastidores para fazer o aulão acontecer, com êxito.

Apresentadores

O âncora da TV Anhanguera, Handerson Pancieri, será um dos apresentadores do Aulão, no próximo sábado. Além de fazer uma mediação entre uma aula e outra, o jornalista irá interagir com a plateia virtual, garantindo a interatividade e dinâmica do evento.

“Temos uma turma de professores especializada. Sabemos que foi um ano confuso para a educação e será uma oportunidade para o estudante refrescar a memória e resgatar o que foi aprendido em outras aulas”, pontuou. Além dele, participam do evento outros profissionais conhecidos pelo público: os jornalistas, Luciano Cabral, Lilian Lynch, e Suelen Reis.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.