Workshop incentiva a iniciação científica

Com o envolvimento de 1.477 acadêmicos inscritos, dos mais diversos cursos de graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) da PUC Goiás realiza nesta quarta-feira, 19, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), o tradicional Workshop de Iniciação Científica (IC), que tem o objetivo de orientar os estudantes da instituição sobre as modalidades existentes de pesquisa, as quais os alunos podem participar durante sua trajetória acadêmica. O evento ocorreu no turno matutino e será repetido em mais dois momentos, às 14h30 e 17h30, no mesmo local, para contemplar a todos.

Atualmente cinco modalidades de pesquisa são oferecidas aos estudantes de graduação da PUC Goiás. Duas são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e englobam as Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e as Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti); uma é da própria instituição, denominada Bolsa de Iniciação Científica (BIC), outra é de iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e mais uma possibilidade é o voluntariado, que segue as mesmas exigências e critérios de seleção em relação aos candidatos bolsistas.

Requisitos

Para participar de qualquer uma das opções mencionadas, o estudante precisa estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação oferecidos pela PUC Goiás, ter bom desempenho acadêmico e não cursar os dois últimos semestres.

Cumprindo esses requisitos, basta o candidato acessar a página da pesquisa (www.pucgoias.edu.br/pesquisa), ler o edital com as informações gerais sobre o processo seletivo e submeter a inscrição até o dia 31 de março. Vale destacar que, durante um ano, o estudante fica comprometido a desenvolver atividades de pesquisa, seguindo o projeto orientado por um professor da PUC.

Critérios

Para ser um bolsista Pibic ou Pibiti, além de ter o plano de trabalho aprovado, é necessário  que o aluno não tenha vínculo empregatício para dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Também não é permitido estar com bolsa Pibid vigente em 2019/2. Estudantes do Prouni, Vestibular Social, Fies, Fundacred, Pravaler e OVG também podem concorrer nessas modalidades mencionadas.

Já a bolsa institucional da PUC, a BIC, não permite o acúmulo de bolsas e benefícios, mas admite estudantes oriundos dos programas de financiamento Fies, Fundacred e Pravaler. A bolsa da OVG, por sua vez, acolhe os voluntários do Programa.

Exigências

Ao ser aprovado na seleção, o estudante precisa desenvolver as atividades do plano de trabalho orientado pelo professor que totalizam 12 horas semanais e apresentar relatórios (parcial e final) sobre a pesquisa que desenvolve, conforme o cronograma divulgado pela Prope. Além disso, também compromete-se a apresentar o seu projeto no VII Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, que será realizado em outubro deste ano.

A adesão dos estudantes aos programas de pesquisa nos últimos anos demonstra os frutos colhidos pela universidade em função dos trabalhos científicos produzidos pelo corpo discente. “A IC fortalece a formação do estudante no que diz respeito à metodologia e, também, introduz o aluno nas indagações acerca da sua área do conhecimento. Basicamente, prepara o acadêmico para o uso apropriado do método científico e auxilia a elaborar perguntas, que são respondidas por meio da pesquisa”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, profa. Milca Severino.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3946-1070 (Prope).

Fotos: Wagmar Alves

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.