Roda de conversa reúne estagiários, profissional e ativista para discutir inclusão

O Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da PUC Goiás promoveu, em parceria com o curso de Psicologia da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (Eciss), uma roda de conversa sobre Psicologia Escolar com o psicólogo escolar Felipe Nakamura, do Colégio Visão, e o ativista Álvaro Oiano Vizotto, da Associação das Famílias e Amigos dos Autistas de Goiás (AFAAG). O evento ocorreu no plenário da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), no Setor Leste Universitário, com a presença de estudantes e estagiários.

“É nosso segundo semestre com essa atividade com os estudantes da disciplina de Estágio Básico em Psicologia Escolar e Educacional, falando sobre os desafios da inclusão nesse ambiente”, explica a coordenadora do Pris, professora Juliana Hannum. Para enriquecer a experiência, o evento trouxe as falas tanto de quem vivencia a prática profissional quanto de quem sente na pele a diferença em conviver com profissionais preparados.

“Já vivenciei algumas coisas porque eu interpretava tudo ao pé da letra e me achavam antipático, e eu não era. Era apenas uma característica minha como autista”, lembra Álvaro. Seu relato veio, então, no sentido de compartilhar essa e outras experiências com o corpo de estagiários, para que pudessem conhecer melhor essa realidade. “Existe uma diferença entre integrar e incluir. Quando você integra, você simplesmente coloca aquele aluno em contato com os demais. Quando você inclui, você passa a permitir que o estudante se desenvolva com os demais. Esse trabalho é um desafio constante, que exige um olhar atento do profissional”, coloca Felipe.

Acadêmica do quinto período, Fernanda Tavares de Oliveira, 22, ressaltou como importante a atividade justamente por aliar a teoria já discutida em sala de aula com a conversa que raramente os estudantes têm oportunidade de ter acesso antes de entrar de fato em campo. “É uma oportunidade de ouvir que geralmente não temos tão cedo. Ter o acompanhamento e mediação da professora também é muito interessante”, ressalta.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.