Universidade acolhe simpósio que discute preservação do Cerrado

(Por Izabella Moura, acadêmica do curso de Jornalismo e estagiária da Dicom)

O XXII Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado ocorre nesta quarta-feira, 13, no auditório da Área 1 da PUC Goiás. Com o tema S.O.S Cerrado, o evento é organizado pela Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado (SABC) e conta com o apoio e participação dos docentes da universidade, além de diversas instituições envolvidas na causa.

O simpósio visa debater sobre a preservação do Cerrado: “abordaremos temas que nos proporcionarão conhecer, dialogar, refletir, debater e compartilhar conhecimentos, com uma grande possibilidade de mudarmos alguns conceitos e práticas que poderão salvar o Cerrado”, afirma a presidente da SABC, Mayza Margareth Toledo, que iniciou o evento explicando sobre a escolha da temática abordada nesta edição.

O evento é sediado pela PUC Goiás e recebe stands dos parceiros, bem como apresentação de trabalhos dos alunos com programação durante todo o dia. O prof. dr. Cláudio Carlos da Silva, diretor da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, ressalta a importância deste evento para a universidade. “É com muita alegria que nós recebemos diversos pesquisadores e pensadores sobre o Cerrado. O simpósio vai resgatar o que já se tem usado e discutido, mas também vai fomentar novos pensamentos e discussões, logo é importante isso acontecer no meio acadêmico”, diz.

O prof. dr. Antônio Pasqualetto participa da roda de conversa que abre as discussões no evento falando sobre a preservação do Cerrado e a relação entre produção e meio ambiente para garantir a qualidade de vida: “o desejo é que a produção de alimentos seja harmoniosa com a preservação do Cerrado, incluindo a preservação dos recursos hídricos, fauna e flora”, comenta.

A abertura do simpósio também foi marcada pelas homenagens em reconhecimento aos trabalhos feitos em prol do meio ambiente, em especial o Cerrado. Foram homenageados Marco Antônio Sperb Leite do Instituto Goyá,  catadores de material reciclável oriundos das cooperativas e agentes do Corpo de Bombeiros que participaram da Operação Cerrado Vivo.

O evento conta ainda com a Feira ExpoCerrado, montada nos Blocos G e H da Área 1 da PUC Goiás, que acolhe  mostra de trabalhos e diversas atrações para visitantes, como exposição artística e cultural, comidas típicas e artesanatos sustentáveis do Cerrado. O espaço ficar aberto para visitação até às 17 horas.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.