Conferência mostra conexões entre Direito Canônico e Civil

A programação do segundo dia do Congresso Internacional Brasil Santa Sé, realizado pela PUC Goiás, Arquidiocese de Goiânia e Associação Dom Antônio Ribeiro de Oliveira foi aberta no turno matutino, com conferência do padre Ariel David Busso, professor da Universidade Católica Argentina, que discutiu o tema Ordenamentos jurídicos internacionais e o Código de Direto Canônico.

O docente, que é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquinos (Roma) e diretor do Programa de Doutorado na Faculdade de Direito Canônico, apresentou a conexão entre o Direito Canônico e o Direito Civil, já que ambos têm como princípio a antologia humana.

Ele também trouxe definições acerca do ordenamento jurídico internacional, a etimologia do termo Direito Canônico e a contribuição feita igreja católica aos filósofos do Direito Internacional, no âmbito público e privado, além de apresentar o propósito e missão do Direito Canônico.

“A Igreja é uma comunidade nascida diferente do Estado ou de outras sociedades seculares. Ela abarca a consciência pessoal e coletiva, é fundada para seus membros que são os ´fieis´. É uma comunidade sui generis”, refletiu o palestrante, durante sua explanação.

Em seguida, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Filho, ministrou conferência sobre o Vínculo Empregatício e relações trabalhistas à luz do Acordo Brasil Santa Sé. Para fechar a programação do turno matutino, o advogado e assessor jurídico da CNBB, Hugo Sarubbi Cysneiros, abordou o tema Personalidade jurídica dos entes eclesiásticos no Brasil.

A programação continua no turno vespertino com conferências que abordam os seguintes temas: Legislação de proteção ao patrimônio histórico cultural religioso e a Destinação de espaços a fins religiosos nos instrumentos de planejamento.

Nesta quinta-feira, 5, a programação será aberta com celebração eucarística às 7h30 e, às 8h30, começa a conferência intitulada A imunidade e a isenção tributária das pessoas jurídicas eclesiásticas e sua equiparação às entidades filantrópicas, que será ministrada pelo juiz federal Leonardo Buissa Freitas.

Dando continuidade à programação, o diretor do Instituto Axis, Márcio de Souza Moreira e contador e auditor contábil, Valdir Mendonça Alves participam da mesa-redonda Contabilidade dos entes eclesiásticos: imunidade tributária, informação, prevenção e transparência. O evento será encerrado com apresentação da coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, às 12h30.

Todas as atividades mencionadas ocorrem no auditório da Área 4 da PUC Goiás (Praça Universitária).

Saiba mais sobre o evento aqui.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.