Congresso reforça importância de participação da igreja em políticas públicas

O dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, advogado e assessor jurídico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, se apresentou no primeiro dia do Congresso Internacional Acordo Brasil – Santa Sé, nesta terça-feira, 3, em Goiânia. Ele falou sobre Acordo Brasil-Santa Sé e na sequência, sobre Conquistas e Passos na Implementação do Acordo.

Com dez anos da vigência do acordo, ele reafirmou a necessidade da igreja se reafirmar como sujeito importante da sociedade civil organizada. “Hoje uma lei mais nova reconhece a igreja como um dos atores na execução e no planejamento de políticas públicas, então precisamos avançar”, contou ele.

Dr. Cysneiros afirmou que entre os desafios está o acesso à informação sobre o acordo e a quebra do preconceito. “O acordo é um tratado internacional e a participação das igrejas nas políticas públicas está amparada na constituição federal”.

O Congresso Internacional Acordo Brasil – Santa Sé reúne autoridades em Direito Canônico e comunidade ligada à universidade e à igreja católica, de 3 a 5 de setembro, no Auditório da Área 4 da PUC Goiás, para discutir o fundamento conceitual e jurídico da relação entre o Estado e as instituições religiosas. O evento é organizado pela universidade, pela Arquidiocese de Goiânia e pela Associação Dom Antônio Ribeiro de Oliveira.

Fotos: Weslley Cruz

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.