Ciências Contábeis

Bacharelado

Ciências Contábeis

Bacharelado

Um profissional com visão e atuação ampliada, dinâmico, criativo e ágil. Com perfil de conexão social, o bacharel em Ciências Contábeis é a pessoa quem vai analisar e avaliar negócios, garantir controle e transparência das entidades, a fim de estabelecer a alcançar resultados desejados. É um gerador de informações, participativo nas decisões, bem informado e atualizado. Com a missão de formar esse perfil de profissional completo, o curso de Ciências Contábeis da PUC Goiás é tradicional e pioneiro no estado de Goiás. Conta com docentes nas diversas áreas de atuação no mercado, entre doutores, mestres e especialistas, fortalecendo assim a experiência do estudante e sua posterior atuação no mundo do trabalho. 

Infraestrutura

Salas de aula com equipamentos audiovisuais e laboratórios de informática com modernos softwares de aprendizagem contábil compõem a infraestrutura do curso. Somando a isso, os estudantes usufruem também de espaços acadêmicos e laboratoriais oferecidos pela Escola de Gestão e Negócios, como o Programa de Orientação Acadêmica (Proa), que conta com gabinetes climatizados para estudos individuais e em grupo e, também, o Laboratório de Ideias e Negócios, que promove reuniões entre professores, alunos e empresas para desenvolver ideias criativas e propor soluções para o mercado, contando com o apoio da Agência de Inovação, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Incubadora de Empresas da universidade.

Metodologias

As metodologias do curso articulam a teoria com a prática, estimulam a interdisciplinaridade, e a interprofissionalidade, incentivando a autonomia intelectual do estudante. A proposta pedagógica orienta que as atividades pedagógico-didáticas e avaliação da aprendizagem sejam feitam por eixos temáticos, módulos, projetos e, também, por disciplina, tendo como base a matriz de referência. Acrescenta-se ainda como orientação a adoção de metodologias ativas em todas as disciplinas dos eixos temáticos ou módulos.

Pesquisa

O setor de pesquisa é promissor, com ambiente favorável para publicações em revistas e congressos. As principais linhas de pesquisas são voltadas para trabalhos em Contabilidade Pública envolvendo as Políticas Públicas e Contabilidade Empresarial, com foco em finanças, pessoas, processos e mercado. O curso de Ciências Contábeis da PUC tem como principal incentivo a Iniciação Científica, considerada como o berço das pesquisas e trabalhos em desenvolvimento.

Carreiras

A boa notícia é que o profissional da área de Contábeis tem uma vasta área de atuação: pode exercer atividades de auditoria, docência, escritório, empresas de terceiros setor; contabilidade aplicada a agricultura familiar, controladoria em gestão de risco; controladoria ambiental e controladoria em tecnologia da informação (TI). Na atualidade ganham destaque as áreas que correlacionam com a Tecnologia da Informação. Auditoria, consultorias e inteligência artificial são promissoras, pois as empresas necessitam de profissionais aptos para auxiliá-las em melhores resultados.

Vale destacar que o processo de inserção no mercado inicia durante o curso através de indicações para estágios em empresas, escritórios e órgãos públicos. Também existem parcerias com grandes empresas de auditoria e consultoria para preencherem vagas em processos de trainee. A empregabilidade dos alunos do curso de Ciências Contábeis supera os 90% para os concluintes.

Extensão

A PUC Goiás oferece uma série de programas voltados para o atendimento à comunidade, entre eles a Jornada de Cidadania, da qual o curso de Ciências Contábeis participa. A Escola de Gestão e Negócios também conta com um Núcleo de Extensão Universitária, com diversos projetos que visam colocar os conhecimentos dos acadêmicos a serviço da vida, possibilitando, assim o diferencial da formação humanística.

Inovação e Empreendedorismo

A visão estratégica empreendedora não se limita ao empreendedorismo voltado para a criação e desenvolvimento de negócios, mas, também, ao compromisso de promover as transformações sociais. Com a parceria da Agência de Inovação e da Incubadora de Empresas, o objetivo é capacitar profissionais que sejam, também, gestores e líderes, com visão estratégica e empreendedora, capazes de realizar transformações na gestão, nos negócios e na sociedade, com foco na sustentabilidade e na responsabilidade social.

Monitoria

Pioneiro, o Programa de Monitoria da PUC Goiás abre, semestralmente, centenas de vagas, proporcionando a ampliação da formação do graduando e propiciando maior integração entre estudantes e professores no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A seleção para a monitoria é realizada por concurso, regulado em edital, e as provas são elaboradas e aplicadas pelos professores do departamento. Para participar, o aluno precisa estar cursando a partir do 2º período e ter sido aprovado em todas as disciplinas. Para receber o certificado, além de cumprir todas essas etapas, o aluno precisa ter cumprido, no mínimo, um semestre de exercício de monitoria, que deve ser renovada semestralmente.

Estágio em Ciências Contábeis

O projeto do curso não prevê a realização de estágio obrigatório. O estágio não-obrigatório pode ser iniciado  em qualquer período do curso. A celebração do convênio pode ser realizada diretamente pelo campo de estágio ou por meio de agências. Primeiro passo para o mercado de trabalho, o estágio é fundamental para delinear o tipo de profissional que o estudante será no futuro. Além de promover a capacitação profissional, propicia o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais; desenvolve a responsabilidade e comprometimento com a carreira; proporciona oportunidade de aprimoramento tecnológico; possibilita perceber as próprias deficiências e buscar o aprimoramento e incentiva o exercício do senso crítico e estimula a criatividade.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Final de Curso (TCC) tem caráter interdisciplinar e multidisciplinar, consolidando a área teórico-prática que se constitui no espaço para o discente vivenciar suas experiências de aprendizagem fundamentais para o exercício profissional futuro. A primeira diz respeito ao conhecimento pragmático da ciência como processo e como resultado. A segunda experiência é profissional e consiste em colocar em prática, simultaneamente, o acervo de conhecimento apropriado no decorrer do curso, tanto teórico quantitativo, quanto metodológico, para elaborar o projeto de pesquisa monográfica e executá-lo sobre orientação de um professor do curso, cujo resultado é a monografia de conclusão de curso.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 271 de 03/04/2017

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.537,10*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2022
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Ciências Contábeis na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Ciências Contábeis.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Elizabeth Vieira Porto Pereira

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis