Química

Licenciatura

Química

Licenciatura

O curso de licenciatura em Química da PUC Goiás oferece, tanto na modalidade presencial como a distância, formação sólida voltada para a busca de soluções dos graves problemas educacionais, sociais, políticos e econômicos enfrentados pela Região Centro-Oeste.

O curso considera aspectos éticos, técnicos e sociais da profissão, visando formar professores(as) competentes, éticos e criativos.

Infraestrutura

O curso de Química tem laboratórios estruturados em forma temática e especializados para atender as demandas acadêmicas. Espaços de estudos e convivência completam a estrutura específica do curso. Todo estudante da EFPH conta ainda com toda a infraestrutura comum da PUC Goiás, como bibliotecas, teatros, auditórios, salas multiuso e muito mais.

Na modalidade a distância, cada estudante também tem acesso aos espaços comuns e laboratoriais da universidade, tendo acesso a uma estrutura maior que a concorrência.

São alguns dos laboratórios: Laboratório de Ensino de Química; Laboratório de Química Analítica e Geral; Laboratório de Físico-Química e Geral; Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica.

Carreiras

A carreira do(a) licenciado em Química vai muito além da atuação no magistério, no Ensino Médio. De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), as atribuições do licenciado em Química são:

1) Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;
2) Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas;
3) Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;
4) Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;
5) Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
6) Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem forte influência da pesquisa em seus cursos de graduação. No curso de Química da ECEC, cada estudante poderá participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(a) por meio de Iniciação Científica.

A EFPH ainda conta com o Núcleo de Pesquisa em Química (NPQ) desde 1998, espaço que trabalha projetos em diversas áreas como a química analítica e meio ambiente, ensino de química, alimentos e produtos derivados 

Extensão

Uma das principais tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é a área que conecta a comunidade acadêmica com a população, sobretudo a mais necessitada de atenção, serviços e cuidados.

Estudantes de Química poderão, a partir dos convênios da EFPH, integrar diversos projetos de extensão da universidade trabalhando de forma voluntária em projetos para a população em situação de vulnerabilidade.

Monitoria

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do licenciado em Química nas atividades de ensino. Ela é um instrumento para a melhoria do ensino de graduação, por meio de práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente, a vivência com o professor da disciplina e com as suas atividades didáticas.
Para ser monitor em uma disciplina da área da Química, o aluno deverá concorrer à vaga, via Edital interno da PUC Goiás.

Estágio

A Prática e o Estágio Supervisionado são componentes curriculares articulados e norteados pelos princípios da relação teoria-prática, ensino-pesquisa-extensão, conteúdo-forma, numa perspectiva de reciprocidade, simultaneidade, dinamicidade dialética entre esses processos, que resultam em enriquecimento mútuo. A Prática e o Estágio Supervisionado, de forma inter-relacionada, são responsáveis pela integração, ao longo do curso, dos conteúdos de formação humanística, pedagógica e específica, nas dimensões técnica, política e ética.
Baseadas nas orientações do Parecer CNE/CP nº 09/2001, as 400 horas de Prática, determinadas pela Resolução CNE/CP nº 02/2002, expressam uma intencionalidade em promover um “modo de operar intelectualmente”, que propicia significativa mudança no processo de ensinar e aprender, tanto de alunos como de professores, mediante a permanente articulação teoria e prática.
O Estágio Supervisionado é entendido pelo Parecer CNE/CP nº 28/2001 como o tempo de aprendizagem, que supõe uma relação pedagógica entre um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário, mediado pela presença de um professor supervisor acadêmico. É composto em 420 horas, distribuídas em quatro estágios.
Assim como a Prática deve permear todos os componentes curriculares teóricos, também o estudo teórico deve compor o Estágio Supervisionado. Este acontecerá a partir do 5º período do curso, e englobará as didáticas específicas, a observação participante, o levantamento da realidade educacional do campo de estágio, a regência supervisionada e a necessária produção intelectual que qualifica a experiência.

O Estágio Curricular Não Obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional. Ele é acrescido à carga horária regular e obrigatória do curso. É considerada uma atividade adicional à formação acadêmico-profissional do aluno, realizado por livre escolha, sempre com a aprovação e acompanhamento pela universidade. Pode ser feito e escolar ou em indústrias.

Trabalho de Conclusão de Curso

O curso não possui, em seu Projeto Pedagógico, trabalho de conclusão de curso. 

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.292,85*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Química na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Química.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Dr. Danns Pereira Barbosa

Coordenador do curso de Química