Pedagogia

Licenciatura

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Licenciatura

Educar crianças e jovens é uma das missões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. O curso de Pedagogia da PUC Goiás oferece ampla formação para profissionais atuarem na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto em escolas quanto em outros espaços educativos. O curso pode ser realizado na modalidade presencial ou semipresencial com aulas à distância. E, ao final de quatro anos, você será professor!
A Pedagogia é capaz de transformar a forma de pensamento do mundo, reduzindo desigualdades a partir da educação. Os estudantes aprendem práticas pedagógicas e processos educacionais essenciais para o desenvolvimento humano.

Infraestrutura

A Pedagogia integra a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e conta com salas amplas e ventiladas, laboratórios que facilitam a prática profissional e toda a infraestrutura da instituição, como auditórios, Sistema de Biblioteca e espaço de integração. A parte prática do curso, voltada para a docência, é vivenciada no estágio, mas também nos laboratórios do curso.
O curso conta com Laboratório de Artes, Laboratório de Linguagem, Laboratório Brinquedoteca e Laboratório de Informática.

Carreiras

É amplo o campo de trabalho do pedagogo, desde a sala de aula até a gestão. Os profissionais da Pedagogia desenvolvem atividades de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos. Eles também podem atuar assessorias e em planejamento. Os pedagogos ainda podem trabalhar em espaços formais e informais da educação, como a cultura, as organizações não governamentais, os projetos sociais, entre outros. Sempre transformando a vida das pessoas a partir da educação.

Pesquisa

Já a partir do segundo semestre, o estudante de Pedagogia pode participar dos projetos de Iniciação Científica, núcleos e grupos de pesquisa, bem como em eventos de caráter científico-tecnológicos organizados pela universidade. A pesquisa para a formação em Pedagogia é essencial e incentivada pelo Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPE), um espaço articulador entre a graduação e pós-graduação, que incentiva a produção de conhecimento a partir da integração entre professores e estudantes de Pedagogia por meio da pesquisa. Os estudantes também devem realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o conhecimento adquirido durante a graduação.

Extensão

Na Extensão, os estudantes de Pedagogia diversificam o conhecimento e exercitam a interdisciplinaridade ao atuar em diferentes projetos da instituição junto aos docentes da universidade. Estudantes e docentes participam das atividades do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e a Adolescência Aldeia Juvenil (Cepaj) e da Escola de Circo do Instituto Dom Fernando (IDF), do Programa de Gerontologia Social, do Programa de Educação e Cidadania, do Programa Interdisciplinar da Mulher, Estudo e Pesquisa e do Programa de Referência em Inclusão Social.

Monitoria

A Monitoria no Curso de Pedagogia, em consonância com a Política de Monitoria da PUC Goiás, integra as atividades acadêmicas de ensino, tendo como objetivo central contribuir com a formação científica e profissional dos monitores e dos demais acadêmicos do Curso. Por meio da Monitoria, o acadêmico de graduação tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, ampliando, com o auxílio e supervisão do professor/orientador, suas experiências acadêmico-científicas. O Projeto de Monitoria do Curso de Pedagogia amplia as possibilidades da formação profissional, aproximando teórica e metodologicamente o futuro professor do universo da docência, da pesquisa e da extensão.

Estágio

O estágio curricular pode ocorrer em duas modalidades distintas: o não obrigatório e o obrigatório. Estágio Curricular não-obrigatório é uma atividade opcional, subordinada às exigências curriculares dos cursos, que contribui com a formação acadêmico-profissional. Essa modalidade de estágio compõe a vida acadêmica, enriquecendo a formação humana e profissional do estudante e deve se efetivar de acordo com os critérios estabelecidos no curso e pela Política de Estágio da PUC Goiás. De acordo com a Lei no. 11.788, de 25 de setembro de 2008, da Legislação Federal “O estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória” (BRASIL, 2008). O acadêmico que solicita o estágio não-obrigatório deve estar matriculado nas disciplinas referentes ao 2º semestre do curso ou de períodos posteriores e os contratos serão analisados individualmente pela direção do curso e/ou coordenação da área de estágio. O estágio curricular no curso de Pedagogia possibilita a síntese de uma construção teórico-prática da formação universitária. Na profissionalização docente, nos deparamos com um desafio histórico em torno de como se constitui a sua identidade voltada para uma atuação compromissada com a educação das novas gerações. Acredita-se que oportunizar ao acadêmico uma aproximação com a realidade educacional é fundamental para que este vivencie na prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso. A integração aos componentes curriculares do curso e a compreensão da prática pedagógica na sua totalidade e concretude possibilitam perceber o estágio em um projeto político-pedagógico que se constrói cotidianamente. Portanto, faz-se necessário compreender que o estágio não é apenas atividade prática, mas também, teórica que qualifica a ação docente numa perspectiva que pode ser entendida como atividade transformadora da realidade. Portanto, o estágio é atividade teórica de conhecimento, dialogo e intervenção.

Os aspectos que demarcam a prática do Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da PUC Goiás são:

A Compreensão da Educação como Prática Social e Pedagógica;
Docência como Condição Fundante para o Exercício da Profissionalidade;
Articulação e Compromisso do Estágio na Qualificação do Espaço das Instituições Públicas de Ensino;
Contrapartida da Universidade na Relação com as Instituições Campo de Estágio: Contribuição com a Formação Continuada, em Contexto[1], dos Professores das Redes Públicas de Ensino;
Experiência de Trabalho na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e em Programas e Projetos Institucionais que Implicam a Articulação com os Movimentos Sociais Organizados;
Assumência do Estágio como Trabalho Coletivo de Professores e Estagiários no Contexto do Projeto Pedagógico do Curso;
Autonomia e Autoria Intelectual como Eixos Epistemológicos do Estágio Supervisionado;
Em cada período, o estágio é direcionado para uma área de atuação:

– Em Estágio Supervisionado I (5º período) e II (6º período), os alunos atuam na Educação Infantil, mais especificamente na gestão e na organização do trabalho pedagógico e na atuação docente;

– Já em Estágio Supervisionado III (7º período) e IV (8º período), os estudantes atuam na gestão e na organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação para Jovens e Adultos (EJA) ou em outros projetos e programas educativos.

Trabalho de Conclusão de Curso

A produção do trabalho monográfico tem o objetivo de se constituir em um momento ímpar na formação acadêmica do estudante, tendo em vista que ele proporciona uma relação intrínseca entre teoria e prática, além de propiciar ao estudante condições de estabelecer conexões entre a realidade vivida, as representações produzidas socialmente em seu cotidiano e a necessidade de interpretar e compreender de forma fundamentada e crítica o mundo político, produtivo e simbólico que o cerca (PUC GOIAS, 2014, p. 8).

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.122,87*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Pedagogia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Pedagogia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Coordenadora do curso de Pedagogia