Pedagogia

Licenciatura

Pedagogia

Licenciatura

Educar crianças e jovens é uma das missões mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. O curso de Pedagogia da PUC Goiás oferece ampla formação para profissionais atuarem na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto em escolas quanto em outros espaços educativos. Além da atuação como docentes, o/a pedagogo/a pode atuar na gestão de escolas públicas e privadas, coordenação pedagógica em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. O processo formativo do curso de Pedagogia desenvolve a consciência crítica dos discentes, em função de uma compreensão mais ampla de mundo, de sociedade, de ser humano, de educação e da profissão. Prepara para a docência, gestão, pesquisa e prosseguimento de sua formação.

Na PUC Goiás o/a concluinte do curso tem o direito de realizar uma Pós-graduação (Latu sensu) na modalidade a distância, totalmente gratuita.

Infraestrutura

A Pedagogia integra a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e conta com salas amplas e ventiladas, laboratórios que facilitam a prática profissional e toda a infraestrutura da instituição, como auditórios, Sistema de Biblioteca e espaço de integração. A parte prática do curso, voltada para a docência, é vivenciada no estágio supervisionado, e nos laboratórios do curso.
O curso conta com Laboratório de Artes, Laboratório de Linguagem, Laboratório Brinquedoteca e Laboratório de Informática. Temos a disposição do/as estudantes uma sala de cinema além de espaço para descanso nos intervalos das aulas. 

Carreiras

É amplo o campo de trabalho do pedagogo, desde a sala de aula até a gestão. Os/as profissionais da Pedagogia desenvolvem atividades de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos. Também podem atuar em assessorias e planejamento no setor público e privado. Os/as pedagogos/as ainda podem trabalhar em espaços formais e informais da educação, como a cultura, as organizações não governamentais, os projetos sociais, entre outros. Sempre transformando a vida das pessoas a partir da educação e do desenvolvimento da consciência crítica.

Pesquisa

Já a partir do segundo semestre, o/a estudante de Pedagogia pode participar dos projetos de Iniciação Científica, núcleos e grupos de pesquisa. A pesquisa para a formação em Pedagogia é essencial e incentivada pelo Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPE), um espaço articulador entre a graduação e pós-graduação, que incentiva a produção de conhecimento a partir da integração entre professores e estudantes de Pedagogia por meio da pesquisa. A PUC disponibiliza vários eventos científicos articulados com os programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), os quais os/as estudantes de Pedagogia podem participar e obter Certificados.

Bolsas

Os/as estudantes de Pedagogia podem participar desde o primeiro semestre do curso em Programas de Bolsas e Formação como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica. Além destas temos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).

Extensão

Na Extensão, os/as estudantes de Pedagogia diversificam o conhecimento e exercitam a interdisciplinaridade ao atuar em diferentes projetos da instituição junto aos/as docentes da universidade. Estudantes e docentes participam das atividades coordenadas pela Coordenação de Extensão (CDEX), tais como: Programa de Direitos Humanos (PDH), Programa em Nome da Vida (PNV), Programa de Gerontologia Social (PGS) tem como seu principal projeto a “Universidade Aberta à Terceira Idade” (Unati), Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), Escola de Formação da Juventude (EFJ) e a Escola de Circo Dom Fernando (ECDF).

Monitoria

A Monitoria no Curso de Pedagogia, em consonância com a Política de Monitoria da PUC Goiás, integra as atividades acadêmicas de ensino, tendo como objetivo central contribuir com a formação científica e profissional dos monitores e dos demais acadêmicos do Curso. Por meio da Monitoria, o acadêmico de graduação tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, ampliando, com o auxílio e supervisão do professor/orientador, suas experiências acadêmico-científicas. O Projeto de Monitoria do Curso de Pedagogia amplia as possibilidades da formação profissional, aproximando teórica e metodologicamente o futuro professor do universo da docência, da pesquisa e da extensão.

Estágio

O estágio curricular pode ocorrer em duas modalidades distintas: o não obrigatório e o obrigatório. Estágio Curricular não-obrigatório é uma atividade opcional, subordinada às exigências curriculares dos cursos, que contribui com a formação acadêmico-profissional. Essa modalidade de estágio compõe a vida acadêmica, enriquecendo a formação humana e profissional do estudante e deve se efetivar de acordo com os critérios estabelecidos no curso e pela Política de Estágio da PUC Goiás.

O estágio curricular obrigatório no curso de Pedagogia possibilita a síntese de uma construção teórico-prática da formação universitária. Na profissionalização docente, nos deparamos com um desafio histórico em torno de como se constitui a sua identidade voltada para uma atuação compromissada com a educação das novas gerações. Acredita-se que oportunizar ao acadêmico uma aproximação com a realidade educacional é fundamental para que este vivencie na prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso. A integração aos componentes curriculares do curso e a compreensão da prática pedagógica na sua totalidade e concretude possibilitam perceber o estágio em um projeto político-pedagógico que se constrói cotidianamente. Portanto, faz-se necessário compreender que o estágio não é apenas atividade prática, mas também, teórica que qualifica a ação docente numa perspectiva que pode ser entendida como atividade transformadora da realidade. Portanto, o estágio é atividade teórica de conhecimento, diálogo e intervenção.

O estágio obrigatório do curso é supervisionado, ou seja, acompanhado por um/a professor/a. Está dividido em:

  • Estágio Supervisionado I e II os/as estudantes atuam na Educação Infantil;
  • Estágio Supervisionado III e IV os/as estudantes atuam no Ensino Fundamental e na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Trabalho do Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia será uma monografia, a qual permite, ainda, segundo o Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, que o/a acadêmico/a demonstre capacidade para explicar os aspectos da realidade a partir de planejamento assentado em um objeto de investigação específico, delimitado pela relação de tempo-espaço e pela reafirmação de uma postura ética e crítica na investigação dos fenômenos inerentes ao seu curso de Graduação.

A produção do trabalho monográfico tem o objetivo de se constituir em um momento ímpar na formação acadêmica do/a estudante.

No curso o TCC é feito em dois momentos: TCCI e TCCII, ambos orientados por um/a professor/a, além de ser realizado individual.

Egressos

O curso de Pedagogia promove anualmente momento de encontro com os Egressos do curso, além de propor diferentes parcerias entre o curso, rede pública e privada de ensino com participação ativa dos egressos. Mantém contato permanente pelas redes sociais oficiais da Escola de Formação de Professores e Humanidades e do Curso.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.292,85*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2021
MEC 2021

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Pedagogia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Pedagogia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Coordenadora do curso de Pedagogia