Educação Física Bacharelado

Bacharelado

Educação Física Bacharelado

Bacharelado

Cuidar da saúde e do bem-estar, este é o enfoque da atuação profissional do educador físico, que tem amplas possibilidade de atuação no mercado de trabalho. O curso de Educação Física da PUC Goiás forma profissionais qualificados para promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e da prática de atividades corporais. Ele pode atuar nas instituições de ensino e em outros espaços, como academias, clubes e outros. Os futuros educadores estarão prontos para criar e supervisionar programas de exercícios físicos, ginástica, campeonatos de jogos, dança e outros.

Na universidade, o graduando pode escolher a licenciatura para atuar na Educação Básica ou o bacharelado. Também há a opção de concluir as duas modalidades apenas com adequação da grade curricular e a modalidade à distância, apenas com aulas práticas presenciais.

Infraestrutura

Ligado à Escola de Formação de Professores e Humanidades, o curso de Educação Física é ministrado no Câmpus II e oferece uma estrutura física privilegiada, com ambientes para a vivência prática das disciplinas oferecidas, como piscinas, quadras cobertas, pista de atletismo, campo de futebol, gramado e ginásio didático, sala de dança e outros. Os estudantes também têm acesso a toda a instituição, com biblioteca e Programa de Orientação Acadêmica. Ainda fazem parte da estrutura vários laboratórios para o desenvolvimento de atividade científica. O curso conta com um Laboratório de Exercício Resistidos, Laboratório de Fisiologia, Laboratório de Cinesiologia e Biomecânica e o Laboratório de Informática.

Carreiras

Os bacharéis poderão atuar nas academias, clubes, na área de saúde, em empresas e até em acampamentos. Um dos diferenciais é poder seguir carreira como personal trainer, unindo o conhecimento técnico com o empreendedorismo.

Pesquisa

A pesquisa é muito importante para a formação acadêmica no curso de Educação Física. Na PUC Goiás, as oportunidades são organizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física (NEPEF) com duas grandes linhas de pesquisa: Ciências do Esporte e Saúde e Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais. Todos os estudantes são incentivados a participar dos projetos de Iniciação Científica, com inscrições anuais, e ao final do curso, devem apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com importantes monografias sobre a área.

Extensão

Um dos diferenciais do curso de Educação Física na PUC Goiás é a participação em projetos de extensão, que tornam possível o aprofundamento do conhecimento teórico a partir da prática na comunidade. Os estudantes realizam estágio nas modalidades desportivas individuais (Natação, Ginástica, Atletismo e Dança) e coletivas (Voleibol, Basquetebol, Handebol e Futebol), oferecendo aulas gratuitas para crianças e adolescentes da comunidade, com a supervisão de professores na Escolinha do Ensino Vivenciado.

Monitoria

A monitoria no curso de Educação Física acontece de acordo com orientações emanadas das Políticas de Monitoria da PUC Goiás, hoje sob a gerência da Coordenação de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores (CAEME) e visa aprofundar os conhecimentos dos monitores em suas respectivas áreas de atuação, bem como qualificar o processo ensino-aprendizagem ao apoiar o trabalho de professores e acadêmicos. As atividades do monitor sejam de atendimento, de aulas supervisionadas ou de estudos dirigidos são desenvolvidas no Programa de Orientação ao Aluno (Proa), nas salas de aula, laboratórios e espaços específicos do curso.

Estágio

O Projeto Pedagógico do Curso prevê estágios supervisionados obrigatórios a partir do 5º período do curso, realizados em escolas das redes públicas estaduais e municipais, mediante parceria com as respectivas Secretarias de Educação. Prevê também estágios supervisionados não obrigatórios, viabilizados a partir do 2º período com a intermediação de agentes de integração (IEL, CIEE, PUC Goiás). Ambos os estágios acontecem de acordo com orientações emanadas das Políticas de Estágio PUC Goiás, sob a gerência da Coordenação de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores – CAEME.

Trabalho de Conclusão de Curso

Previsto na proposta curricular do curso que indica a elaboração de uma Monografia de Graduação, a ser desenvolvida em dois semestres, nas disciplinas de Monografia I, com quatro créditos (7º período) e Monografia II, com dois créditos (8º Período), consideradas as linhas de pesquisa “Ciências do Esporte e Saúde” e “Educação Física e Práticas Sociais”, ao lado das orientações específicas sistematizadas a partir de avaliações sobre o processo de elaboração das monografias no curso.

Nesta perspectiva, a Resolução nº 009/2011 CEPEA, de 16 de novembro de 2011, aprova o Regulamento Geral para os Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação na PUC Goiás (ver série legislação e normas, nº 16), que no seu artigo primeiro caracteriza o TCC como uma atividade de síntese, integração de conhecimentos e consolidação de métodos e metodologias de pesquisa.

O referido documento, ao tempo em que padroniza aspectos gerais para o TCC, resguarda as especificidades de cada curso, oportunidade em que o curso de Educação Física destaca sua metodologia própria de desenvolvimento para o TCC.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.865,95*

*Valor referente aos 26 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Educação Física Bacharelado na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Educação Física Bacharelado.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Esp. Isaías Moreira Ferraz Júnior

Coordenador do curso de Educação Física Bacharelado