Arqueologia

Bacharelado

Arqueologia

Bacharelado

Você já pensou por onde o ser humano passou pela Terra? Os vestígios deixados por ele no planeta são a fonte de estudo dos profissionais de Arqueologia. O termo é composto pelos radicais gregos “Arkhé”, que significa começo e ordem e “Logia”, que significa “estudo e ciência”. O curso da PUC Goiás prepara profissionais para realizar investigações arqueológicas, a partir de pesquisas, relatórios técnicos, escavações e outros, e reconstruir o passado humano. A partir de uma formação teórica e prática, a Arqueologia aponta hipóteses e teorias sobre a evolução da sociedade e permite um conhecimento científico sobre a humanidade.

Infraestrutura

A estrutura do curso de Arqueologia, ligada à Escola de Formação de Professores e Humanidades, é favorecida por salas de aula e laboratórios que valorizam a prática acadêmica a partir da pesquisa e da interdisciplinaridade. Os estudantes têm acesso ao Programa de Orientação Acadêmica, ao Sistema de Bibliotecas e a todo o acervo internacional do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia e do Centro Cultural Jesco Putkammer. O curso conta com Laboratório de Arqueologia, Laboratório de Meio Ambiente, Laboratório de Tratamento de Imagens/ Ilha de Edição, Laboratórios de Anatomia Humana, Laboratório de Biologia Animal, Laboratório de Informática e Laboratório de Paleoecologia.

Pesquisa

No curso de Arqueologia, ensino e pesquisa andam juntos e os estudantes são sempre estimulados a participarem dos projetos de pesquisas do corpo docente na Iniciação Científica, como bolsistas e como voluntários desde o primeiro período do curso. Também existe a possibilidade de participar de projetos de pesquisa desenvolvidos em áreas de impacto ambiental em diversos contratos ou em um dos núcleos de estudo e grupos de pesquisa da graduação.
Saberes tradicionais, identidade, memória e suas interfaces com as sociedades urbanas.

Carreiras

A Arqueologia é uma grande área de trabalho no Brasil. com oportunidades tanto na iniciativa privada (arqueologia preventiva) quanto pela pública. O arqueólogo pode atuar nas áreas Arqueologia Subaquática, Consultoria, Educação, Exploração e Pesquisa.
São várias as oportunidades em museus e sítios arqueológicos já abertos, onde estes profissionais contribuirão para a ampliação quantitativa e qualitativa do conhecimento sobre o passado da humanidade.

Extensão

As atividades de extensão executadas pelo curso de Arqueologia são desenvolvidas principalmente no Centro Cultural Jesco Putkammer com atividades técnicas e científicas, seguindo as normas e procedimentos dos museus nacionais e internacionais. As atividades buscam contribuir com a formação e o desenvolvimento educativo, cultural e a inclusão social.
Os alunos do curso de Arqueologia podem participar dos programas Curadoria de Acervos, Eventos, Educativo e Intercâmbio Cultural. Todos buscam estreitar a relação com a comunidade.

Monitoria

O Programa de Monitoria contribui para a qualidade do ensino na graduação, apoiando professores e estudantes quanto ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. A Monitoria integra o processo pedagógico de forma ampla, pois ao mesmo tempo em que o aluno se forma, ele também contribui, espontaneamente, para a formação dos demais. Nessa perspectiva, o programa estimula a participação de alunos dos cursos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da universidade. O Processo Seletivo de Monitores se desenvolve conforme a Regulamentação da Monitoria na PUC Goiás. O número de vagas é definido pelo Programa de Monitoria da Universidade, compreendendo as categorias bolsistas e voluntários.

Estágio

O Projeto Pedagógico do Curso não prevê estágio curricular.

Trabalho de Conclusão de Curso

Para concluir a graduação, o aluno deverá cursar a disciplina Monografia, tendo como pré-requisito a disciplina Metodologia do Estudo e da Investigação Científica, na qual o aluno elabora um projeto de pesquisa a ser desenvolvido na disciplina subsequente. O aluno deverá elaborar um trabalho monográfico, preferencialmente de acordo com as linhas de pesquisa seguidas pelo EFPH. A orientação da monografia será assumida por diferentes professores do quadro de docentes do curso de Arqueologia, preferencialmente, com a titulação mínima de mestre. No entanto, há possibilidade de orientação externa, para isso, elege-se um professor do curso para fazer o acompanhamento do desenvolvimento do trabalho. Exige-se que o orientador externo esteja vinculado a alguma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. As orientações serão definidas com base na afinidade entre o tema da monografia e a área de conhecimento do professor. A orientação será semanal, com duração mínima de uma hora. Nesses encontros, todos os passos do trabalho científico serão discutidos. A monografia deverá ser realizada conforme as normas da ABNT. A avaliação é feita por uma banca composta de três professores, constituída pelo orientador e mais dois docentes, definidos de comum acordo entre o orientador e o orientando, respeitado o critério acadêmico (formação na área). O trabalho deverá ser feito em três vias e entregue à banca com antecedência de 15 dias. A defesa é pública e marcada pelo orientador. A nota é única e atribuída pela banca, levando-se em conta a exposição feita pelo aluno no processo de defesa e o texto escrito. Todo o processo é registrado em ata, assinada pelos membros da banca. Após a avaliação da banca, o aluno deverá entregar, no prazo de 10 dias, uma cópia digital e impressa, com as alterações sugeridas, para arquivamento na secretaria do EFPH.

Modalidade

Presencial

Duração

7 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 278 de 20/04/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.376,39*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Arqueologia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Arqueologia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Cristiane Loriza Dantas

Coordenadora do curso de Arqueologia