Engenharia de Produção

Bacharelado

Engenharia de Produção

Bacharelado

Imagine todo o trabalho de inteligência que atua nos bastidores do funcionamento de uma indústria. Tudo isso é planejado pelo engenheiro de produção, que é o profissional responsável por desempenhar as atividades aplicadas ao setor de transformação e serviços, ou seja, é a pessoa que tem a meta de otimizar os processos do local e criar um fluxo de trabalho mais eficiente e com menos custos.

De olho nesse contexto, o curso de graduação em Engenharia de Produção da PUC Goiás capacita o estudante para realizar o projeto de indústrias, desde as especificações do processo até a análise da viabilidade econômica, a partir de conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias inovadoras, técnicas e ferramentas em diferentes projetos de engenharia. Assim, os egressos passam por uma formação sólida e são capacitados para buscar e propor soluções aos diferentes desafios do seu segmento de atuação.

Infraestrutura

Todas as salas de aula do curso são equipadas com tela para projeção e projetor multimídia. A Escola Politécnica conta com moderna Sala de Aula de Metodologias Ativas (climatizada), com mobiliário apropriado para atividades em grupo e de orientação. Ainda, nas salas de aula, é disponibilizado serviço de rede Wireless com acesso à internet.Os laboratórios utilizados pelos discentes do curso dispõem de equipamentos em quantidades adequadas para atendimento ao estudante e às atividades neles desenvolvidas.

O espaço didático laboratorial mais importante para o curso de Engenharia de Produção da PUC Goiás é o Laboratório de Simulação de Processos . Este conta com 20 máquinas, disponíveis para aulas de diversas disciplinas (Sistemas de Simulação da Produção, Gerência de Projetos, Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão e Linguagem de Programação), nas quais encontram-se instalados alguns softwares utilizados nas atividades didáticas, sendo eles: Arena® 15, Autocad, Bizagi, CNC Simulator, Ergolândia, LINDO, MS Access, MS Excel, MS Project, Protheus, Visio, WBS Tool.

Carreiras

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), os engenheiros de produção podem atuar nessas grandes áreas: Logística, Processos de Produção, Pesquisa Operacional, Educação em Engenharia de Produção, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Gestão do Conhecimento Organizacional. Além disso, pode desenvolver trabalhos relacionados à Engenharia Organizacional, Econômica, do Produto, da Qualidade, do Trabalho e da Sustentabilidade. Como você pôde perceber, o campo de atuação é amplo e requer dos profissionais a capacidade de identificar e resolver problemas, ter compromisso com ética profissional, habilidade de trabalho em equipe, aprimorar produtos e processos, produzir com eficiência e ao menor custo, dentre outras competências necessárias no dia a dia da Engenharia de Produção.

Pesquisa

Com a premissa de formar profissionais qualificados para atender às necessidades do mundo do trabalho e para conferir caráter mais aplicado, o curso de Engenharia de Produção procura desenvolver pesquisas, cadastradas na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope). Os professores, individualmente ou participantes de algum grupo de pesquisa, propõem um projeto de pesquisa. Destaca-se a possibilidade de desenvolvimento de pesquisa científica nos Grupos da Escola Politécnica, especialmente o I +SysO (Identificação, modelagem e inteligência artificial para otimização de sistemas) e GPPA (Grupo de Pesquisa em Prototipagem Avançada). Vale pontuar também que a produção discente do curso ocorre por meio dos TCCs e trabalhos de Iniciação Científica. Os trabalhos de conclusão de curso são apresentados na Jornada Acadêmica, oportunidade para que os estudantes tenham acesso às diferentes pesquisas realizadas, normalmente, junto com empresas onde realizam estágio.

Extensão

O Projeto Produção Solidária ganha destaque na Engenharia de Produção e tem como objetivo beneficiar uma entidade filantrópica, sediada em Goiânia ou entorno. Para isso, propõe-se, anualmente, ao desenvolvimento de ação social por meio de atividades de voluntariado, para a arrecadação de doações (alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, material escolar, entre outros) e realização de oficinas didáticas com jovens e adolescentes. O Projeto conta com o envolvimento de estudantes e professores do cuso, por meio do desenvolvimento de diversas atividades práticas relacionadas ao conteúdo teórico das disciplinas participantes do projeto. Este momento é aproveitado como oportunidade de capacitação profissional e qualificação do estudante, já que diversas empresas valorizam em seus processos seletivos as atividades de voluntariado. Sem mencionar que é uma oportunidade de crescimento pessoal e formação humanista.

Estágio

As atividades profissionais atribuídas ao Engenheiro de Produção se concretizam no seu ambiente de trabalho. Assim, as atividades de estágio constituem-se em um momento que possibilita ao discente desenvolver atividades técnicas e aprimorar as habilidades de relação interpessoal, a partir de uma postura ética, humana e social, pela convivência no trabalho e na realidade social.

A regulamentação, formalização de convênios, formas de apresentação, orientação, supervisão e coordenação dos Estágios no curso, obedecem às exigências contidas na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, e legislação vigente aplicável, e à Política e Regulamento de Estágio da PUC Goiás, aprovada pela Resolução n. 015/2004, do CEPEA. O estudante do curso de Engenharia de Produção desenvolve as atividades de estágio em duas oportunidades: Estágio Obrigatório e Estágio Não Obrigatório. Para o estágio Obrigatório o estudante deverá realizar 300 horas no campo de estágio, em empresas conveniadas com a PUC, IEL ou CIEE. Poderá atuar em qualquer uma das áreas de atuação do Engenheiro de Produção.

Monitoria

A Monitoria insere-se no projeto de formação do estudante, e na contribuição que ele oferece ao projeto de formação dos demais, como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Nessa atividade, o monitor tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante em um processo acadêmico-científico e também educativo.

Conforme consta na Política de Monitoria, a prática dessa atividade ocorre com bolsa de estudos e sem direito à bolsa de estudos. As vagas de Monitoria com bolsa de estudos são concedidas pela Reitoria. As vagas de Monitoria sem direito à bolsa de estudos dependem da iniciativa dos cursos da PUC Goiás. A prática da Monitoria, tanto a exercida com bolsa como a sem bolsa, requer um processo seletivo, com Edital específico.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido nos dois últimos períodos letivos do curso, sob a forma de disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Nele o estudante, definida a área de atuação e o orientador, submeter-se-á a um processo de orientação contínuo.

O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser realizado na forma de uma investigação científica, desenvolvimento tecnológico ou trabalho técnico de engenharia (estudos dissertativos, construção de modelos científicos, construção de protótipos de aplicação de novas tecnologias, projetos interdisciplinares de participação em pesquisas de iniciação científica e outros reconhecidamente aprovados pelo colegiado).

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 502 de 25/05/2021

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.197,03*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Engenharia de Produção na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Engenharia de Produção.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Luciana Casaletti

Coordenadora do curso de Engenharia de Produção