Ciências Econômicas

Bacharelado

Ciências Econômicas

Bacharelado

Lidar com questões macroeconômicas, análise de dados, estatísticas e tendências, tecer estratégias para bancos e governos são algumas ações que mostram a importância do trabalho do economista, um profissional diferenciado que, muito além de lidar com números, sabe interpretá-los em suas entrelinhas.

Com foco nos estudos sobre como a sociedade produz, distribui e consome bens materiais e serviços, curso de graduação em Ciências Econômicas da PUC Goiás qualifica o estudante para compreender as questões científicas, técnicas e sociais relacionadas à economia, assimilando novas informações. Por meio dessa formação, o aluno também exercita sua autonomia intelectual e consciência social para lidar com as transformações políticas, econômicas e sociais na sociedade brasileira e no mundo. 

Infraestrutura

Além de salas de aula devidamente equipadas com recursos multimídia, o curso conta com laboratórios de Informática que têm o objetivo de proporcionar condições para a utilização de ferramentas didático-pedagógicas, de acordo com as especificidades das diferentes disciplinas. Eles permitem, também, o desenvolvimento de pesquisas (Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo), além de atenderem às necessidades do estágio e proporcionarem subsídios às ações de extensão junto à comunidade. Também compõe a infraestrutura do curso, o Centro de Pesquisas Econômicas (CPE) que desenvolve, coordena e integra as ações de pesquisa, ensino e extensão; a Empresa Júnior, Centro Acadêmico, Biblioteca, Programa de Orientação Acadêmica, além dos ambientes e espaços acadêmicos oferecidos pela Escola de Direito, Negócios e Comunicação, como a Incubadora de Empresas e Agência de Inovação, que, entre outras ações incentivam o empreendedorismo.

Pesquisa

Os economistas têm uma atuação importante nos institutos de pesquisas econômicas que orientam empresas e instituições na tomada de decisões. Este é um terreno fértil para os profissionais que estão preparados para trabalhar com dados e transformá-los em análises econômicas, prevendo impactos sociais, políticos e demográficos. Tendo consciência desse processo, ganha destaque no curso a Iniciação Científica, que prepara o estudante para este caminho, além de ser um pontapé para a pós-graduação e incentivo à carreira docente.

Carreiras

O economista tem um vasto campo de atuação, com possibilidade de imersão no setor público (ministérios, secretarias e empresas estatais) e privado (empresas nacionais e multinacionais). Também pode trabalhar com importação e exportação, em organismos internacionais, entidades de classe (federações, sindicatos e associações), institutos de pesquisa econômica, bolsas de valores, gestão empresarial, auditoria, terceiro setor (ONGs), consultoria, assessoria de projetos, economia verde, dentre outras opções.

Extensão

A extensão permite ao estudante colocar seus conhecimentos na prática e representa uma ponte com a comunidade. Além dos eventos extracurriculares, como a organização de palestras e participação discente na Semana do Economista, Semana Pedagógica da Escola de Gestão e Negócios e Congresso de Ciência e Tecnologia, o curso abre suas portas à sociedade, por meio da participação do maior evento comunitário da PUC Goiás, a Jornada da Cidadania.

Inovação e Empreendedorismo

O curso conta com a Empresa Júnior Impacto- economia e finanças, associação civil sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos de graduação do curso de Ciências Econômica. Conta com a supervisão de um professor orientador indicado pela coordenação do Curso de Ciências Econômicas e apoio acadêmico e profissional do corpo docente. Fundada. Uma curiosidade: ela foi a primeira Empresa Júnior do Estado de Goiás, criada em 2001, e já realizou vários projetos, colaborando para a inserção de muitos egressos do curso no mundo do trabalho. A iniciativa conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (SEBRAE/GO), de órgãos governamentais e de agências de fomento.

Monitoria

A monitoria consiste em uma importante experiência acadêmica oferecida ao estudante do curso de Economia. É dividida em três áreas de conhecimento: núcleos de teoria econômica; núcleos de desenvolvimento econômico e de métodos quantitativos. O número de vagas é definido pelo Programa de monitoria da PUC Goiás  e o aluno pode participar como bolsista ou voluntário.

Estágio em Ciências Econômicas

O curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás possui a sistemática de estágio curricular não-obrigatório com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Estágio, conforme a lei 11.788/2008 é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. O estágio não obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Essa modalidade de estágio visa enriquecer a formação profissional e humana do estudante e se efetiva por meio de convênios celebrados entre a PUC Goiás e as Empresas e Órgãos Concedentes de campo de estágio, bem como através dos agentes de integração IEL e CIEE, não implicando esta modalidade de estágio não obrigatório em aproveitamento de créditos como atividades de estágio curricular obrigatório.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Final de Curso (TCC), Monografia, tem caráter interdisciplinar e multidisciplinar, consolidando a área teórico-prática que se constitui no espaço para o discente vivenciar suas experiências de aprendizagem fundamentais para o exercício profissional futuro. Ela, é desenvolvida em três semestres por meio das disciplinas Monografia I, Monografia II e Monografia III, que buscam a associação dos conhecimentos teórico-práticos. Na Monografia I, o aluno é orientado a elaborar o projeto de pesquisa delimitando o tema, problema, hipótese, objetivos, justificativa, planejamento dos capítulos, metodologia, referências bibliográficas e cronograma de execução. Este projeto será executado nas disciplinas Monografia II e III.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 209 de 25/06/2020

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.549,60*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2022
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Ciências Econômicas na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Ciências Econômicas.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Me. Gesmar José Vieira

Coordenador do curso de Ciências Econômicas