Profa. Marta Pereira da Luz será homenageada com Mérito Científico

A docente da Escola Politécnica da PUC Goiás, profa. dra. Marta Pereira da Luz, será homenageada pela Reitoria da instituição com o título de Mérito Científico. O evento será transmitido nesta sexta-feira, 22 de outubro, às 17 horas, pelo canal da universidade no YouTube e integra a programação do 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Mérito é uma honraria que reconhece as contribuições científicas dos pesquisadores e pesquisadoras para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo.

A professora Marta possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2008) e pós-doutorado em Geotecnia pela Heriot-Watt University (2015).

Sua história com a PUC Goiás começou em 2003, quando foi convidada para ingressar no quadro docente da universidade. Seis meses depois daquele mesmo ano, foi efetivada na instituição, por meio de concurso, com a missão de lecionar nos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e no Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (MEPROS).

Paranaense de nascimento, é filha de pai baiano e mãe tocantinense. Este encontro de culturas é nítido no seu sotaque e na vida itinerante da família, que deslocava com frequência de cidade devido ao trabalho do pai de Marta, que atuava na construção civil.

“No Paraná eu nasci, fui na barriga e voltei no colo. Eu nasci na Barragem da Foz do Areia, quando meu pai estava construindo”, recorda-se.

A usina que a professora se refere está localizada no município de Pinhão (PR) e o contexto do seu nascimento já indicava os rumores da sua vocação. Além da sua formação acadêmica e atuação na área da Engenharia, a professora desenvolve pesquisas científicas, que têm como objeto de estudo as usinas hidrelétricas.

Um dos seus trabalhos, intitulado Mapas gerenciais de suscetibilidade a processos erosivos laminares e lineares, conquistou a segunda colocação, entre mais de 80 propostas, no 1º Prêmio de Inovação da Eletrobras, promovido no final de maio.

A premiação, de elevado nível técnico, contou com a participação de todas as empresas da Holding Eletrobras. Os detalhes sobre o trabalho podem ser conferidos aqui.

Recebo o Mérito Científico desta instituição tão renomada, com pesquisadores ímpares e reconhecimento nacional e internacional com muita humildade. Me sinto muito honrada de ter sido lembrada e de ver que meu papel de pesquisa, embora singelo, traz contribuições à sociedade. Este reconhecimento coroa todo o trabalho e dificuldade que é fazer pesquisa neste país.

Profa. Marta Pereira da Luz expressa gratidão à universidade pelo reconhecimento ao seu trabalho

Mulher, engenheira e pesquisadora, profa. Marta traz, também, em seus trabalhos a sensibilidade de quem sabe ler o mundo e seus desafios. Coautora do livro Conversas entre meninas engenheiras, ela incentiva a discussão sobre a igualdade entre as ciências e reflete sobre o papel das mulheres nesta área, sua importância, conquistas e desafios.

Foto: Wagmar Alves