Sistema de Bibliotecas

Oficinas de apoio à pesquisa

Uso da Biblioteca

Apresentação do SiBi PUC Goiás e dos serviços oferecidos. Orientação sobre o uso do acervo e as formas de buscá-lo.

Alunos de 1° período da PUC Goiás ou turmas que ainda não tiveram esta experiência

1h30min

Mínimo de 10 e máximo de 60 alunos

Apresentar o SIBI PUC Goiás aos alunos como um local onde devem buscar suas informações de cunho científico, a fim de que utilizem este recurso de forma adequada, em seus estudos.

Objetivos Específicos

  • Conscientizar sobre as Normas do SIBI PUC Goiás;
  • Otimizar os serviços oferecidos pelo SIBI PUC Goiás.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Normas para empréstimo de obras e materiais do sistema de bibliotecas – SIBI da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Disponível em: < https://www2.pucgoias.edu.br/w4567ucg/PUC/ SIBI/ArquivosUpload/1/file/Normas-BC-GAB-BC_3_2016_414.pdf >. Acesso em: 15 jul. 2021.

Capacitação para o uso do Portal de Periódicos da Capes

Apresentação do Portal de Periódicos da Capes. Orientação sobre o acesso. Organização da pesquisa com operadores booleanos. Uso dos serviços personalizados oferecidos pelo Portal. Suporte à pesquisa no Portal.

Alunos que estejam cursando ou já cursaram a disciplina de metodologia de pesquisa científica ou turmas agendadas por professores que realizarão pesquisas no Portal de Periódicos da Capes durante a realização da disciplina

1h30min

Mínimo de 10 e máximo de 70 alunos

Divulgar o Portal de Periódicos da Capes para os alunos de graduação, visando ampliar seus resultados de pesquisa.

Objetivos Específicos

  • Conscientizar sobre novos suportes de pesquisa;
  • Divulgar o acervo digital da PUC Goiás;
  • Otimizar a pesquisa por meio da utilização de operadores booleanos.

BRASIL. Ministério da educação. Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Portal de Periódicos Capes: maio de 2015. Disponível em: < http://www-periodicos-capes-gov-br.ez280.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_ptreinaments&task=&boxchecked =0&controller=Docs&view=ptreinamentsdocs&limitstart=0&filter_typeid=0&search=Portal+de+Peri%C3%B3dicos+da+Capes>.  Acesso em: 09 fev. 2017.

Capacitação para formatação de trabalhados acadêmicos com ferramentas do Microsoft Word

Estudo de normas da ABNT. Apresentação das ferramentas do Word para formatação de trabalhos acadêmicos.

Alunos da PUC Goiás.

1h30min

Mínimo de 10 e máximo de 70 alunos

Buscar a excelência na apresentação da produção científica.

Objetivos Específicos

  • Criar um padrão de formatação para a apresentação de trabalhos da comunidade científica da PUC Goiás;
  • Divulgar as normas da ABNT de forma prática;
  • Otimizar a apresentação da produção científica por meio da economia de tempo na formatação de trabalhos acadêmicos;
  • Apresentar as ferramentas do Microsoft Word que facilitam a formatação.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6023: informação e documentação, referências, elaboração. Rio de janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6024: informação e documentação, numeração progressiva das seções de um documento escrito, apresentação. Rio de janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6027: informação e documentação, sumário, apresentação. Rio de janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6028: informação e documentação, resumo, procedimento. Rio de janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6034: informação e documentação, índice, apresentação. Rio de janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 10520: informação e documentação, citações em documentos, apresentação. Rio de janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 12225: informação e documentação, lombada, apresentação. Rio de janeiro, 2004.

Capacitação para cadastro e atualização de informações no currículo Lattes

Apresentação da Plataforma Lattes e suas funcionalidades. Orientação sobre o cadastro e atualização de dados na Plataforma. Suporte ao preenchimento do currículo Lattes conforme atividades desenvolvidas pelos participantes.

Alunos da graduação da PUC Goiás.

1h30min

Máximo de 70 alunos.

Divulgar a importância de os pesquisadores da instituição registrarem seus currículos por meio da Plataforma Lattes.

Objetivos Específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre a importância do currículo lattes para iniciantes à pesquisa na PUC Goiás;
  • Promover o cadastro do currículo lattes para os iniciantes à pesquisa na PUC Goiás.

ALMEIDA, L. B. de. Inserção profissional dos ex-bolsistas de doutorado do CNPq e da Capes dos programas em Engenharias e Ciência da Computação no período de 1996 a 2006. 2012. 270 f. Tese (Doutorado), Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

CNPq. Plataforma Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 29 mar. 2019.

GUIMARÃES, R.; LOURENÇO, R.; COSAC, S. A pesquisa em epidemiologia no Brasil. Rev. Saúde Pública, v. 35, n. 4, p. 321-340, ago. 2001.

ROCHA, R. M. M. [et al.]. As ações extensionistas em uma incubadora da rede interuniversitária de estudos e pesquisas sobre trabalho e seu reflexo social. In: CONGRESSO DE PESQUISADORES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, 1, 2015, São Carlos. Anais… São Carlos: Diagrama Editorial, 2015. Disponível em <http://www.conpes.ufscar.br/anais>. Acesso em: 23 mar. 2017.