Sistema de Bibliotecas

Perguntas Frequentes

O Sistema de Bibliotecas – Sibi da PUC Goiás conta com um rico acervo a disposição dos estudantes. Saiba como utilizá-lo.

O SIBI PUC Goiás acaba de criar um canal de atendimento para professores, pesquisadores e alunos onde será possível agendar atendimento, remoto e personalizado, diretamente com um bibliotecário. O mesmo deve ser feito através do formulário aqui.

Além de ter acesso ao acervo da PUC Goiás nas bibliotecas da universidade, os estudantes também podem pegar as obras por empréstimo. Podem utilizar o serviço, os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) da PUC Goiás; docentes, funcionários administrativos.

Não, mas você pode se cadastrar como visitante e utilizar tanto o acervo quanto às dependências do Sibi, onde terá acesso ao acervo para estudos, consultas e pesquisas.

O acesso de visitantes é limitado ao máximo de (quinze) por turno. Na entrada, é preciso apresentar um documento pessoal, expedido por órgão público e oficial de identificação, com foto.

O número de obras ou materiais que podem ser retiradas por empréstimo de uma só vez é de até três, para alunos da graduação, pelo prazo de sete dias corridos. Já alunos da pós-graduação podem retirar até cindo obras ou materiais de uma vez, por um prazo de 14 dias corridos.

Estudantes de cursos EaD podem retirar até três obras ou materiais, pelo prazo máximo de 14 dias, assim como usuários com necessidades educacionais especiais. Professores e funcionários administrativos podem fazer empréstimo de até cinco obras ou materiais, por 14 dias. Todos os prazos são contados em dias corridos.

Os empréstimos podem ser renovados, por até três vezes,  por igual período do empréstimo, deste que não figure em lista de pedidos de reserva e o usuário esteja em situação regular com o Sibi. As renovações são feitas via internet. Após as três renovações, o exemplar deve, obrigatoriamente, ser devolvido na unidade do SiBi onde foi retirado. Clique aqui para renovar o empréstimo.

Sim. Estudantes, professores e funcionários administrativos podem fazer reservas via internet, na página do Sibi. Estudantes da graduação podem reservar até três itens e os demais, até cinco, desde que não seja obra ou material que já esteja emprestado a ele mesmo. As reservas são mantidas pelo prazo máximo de 48 horas, por ordem de solicitação. Após esse período, se não for retirado, o material é excluído da lista. Clique aqui para fazer sua reserva. 

Os materiais tomados em empréstimo devem ser devolvidos na mesma unidade onde foi retirado. A devolução, fora do prazo estipulado, gera multa diária, estabelecida em Portaria editada pelo(a) reitor(a). Nos meses de férias acadêmicas ou em casos especiais autorizados pela (o) bibliotecária(o) do Serviço de Atendimento ao Leitor, são aceitas devoluções de empréstimos na Biblioteca Central.

Fique atento (a)! Os materiais retirados por empréstimo deixados nas unidades do SiBi sem o devido registro da devolução no sistema de controle não são considerados devolvidos. Por isso você deve fazer o processo corretamente. Enquanto a devolução não é efetivada, com a emissão do recibo no ato da devolução, o usuário permanece responsável pelo atraso e pela multa correspondente.

Nos casos de perda, dano irrecuperável e/ou extravio do material emprestado, o usuário deve comunicar o Sibi até a data de vencimento do empréstimo. O responsável deverá indenizar o SiBi, mediante a substituição do bem no mesmo estado em que foi emprestado ou pagamento do valor atualizado do material, no prazo máximo de até 14 dias.

Decorrido o prazo, sem que sejam tomadas as providências para indenização, serão adotadas as medidas cabíveis, visando recompor o patrimônio da Instituição. A perda, o dano e/ou o extravio de materiais sob a responsabilidade do usuário não o isenta da multa.

Atualmente, a multa é de R$ 2,30, por unidade emprestada e por cada dia, incluindo recessos acadêmicos ou administrativos, previstos no Calendário Acadêmico.  As multas e demais valores monetários são pagos por boleto bancário emitido no SOL. O usuário pode solicitar a emissão de documento atestando sua situação junto ao Serviço de Empréstimo em qualquer unidade do Sibi. Negociações sobre valores devidos em multas são realizadas diretamente no Setor Financeiro.

No SiBi, não é permitida a entrada de usuários portando mochila, sacola, bolsa, pasta, fichário, capacete e outros objetos similares. São disponibilizados, gratuitamente, escaninhos para guardar os pertences pessoais durante a permanência nas unidades.

Objetos de valor tais como equipamentos de computação, aparelhos telefônicos, joias, dinheiro, talão de cheques e cartões de crédito ou de débito não podem ser depositados nos escaninhos e ficarão sob a guarda e responsabilidade do usuário.

Os escaninhos são emprestados gratuitamente aos usuários por até 5 horas ininterruptas. Caso necessite de mais tempo, é necessário fazer a renovação do empréstimo. São de plena responsabilidade do usuário os pertences depositados e a retirada deles, dentro do prazo estipulado, bem como a guarda e a devolução dos respectivos dispositivos de trancamento. Os pertences dos usuários devem ser retirados em até 15 minutos antes do encerramento do expediente de atendimento das unidades do SiBi. O usuário, que não devolver ou sair da biblioteca levando consigo o dispositivo de trancamento do escaninho, obriga-se ao pagamento de indenização pelos prejuízos decorrentes.

Ao final das 5 horas ininterruptas de uso dos escaninhos, caso não seja renovado o empréstimo, não sejam retirados os objetos ou não seja devolvido o dispositivo de trancamento, os pertences são depositados em recipientes lacrados e encaminhados ao setor de achados e perdidos, onde o usuário deve retirá-los pessoalmente. 

O usuário que não cumprir as normas relativas ao uso dos escaninhos poderá sofrer sanções, sem prejuízo das demais previstas no Regimento Geral da PUC Goiás, como:

  • a utilização dos escaninhos e guarda-volumes para fins ilícitos acarreta a suspensão do uso por três meses, por semestre letivo, sem prejuízo do registro do fato às autoridades públicas competentes;
  • se não houver a devolução do dispositivo de trancamento ou a retirada dos objetos depositados no prazo estabelecido, haverá a suspensão do uso por um mês, por semestre letivo;
  • o descumprimento do prazo para a renovação do empréstimo acarreta a suspensão do uso por 15 dias, por semestre letivo.

No caso de reincidência os prazos das respectivas sanções previstas são aplicados em dobro.

Sim. A solicitação de materiais de bibliotecas de outras instituições do Brasil e do exterior pode ser feita por meio dos serviços de Comut, que é uma rede de instituições conveniadas para a prestação de serviços e disponibilizam suas coleções bibliográficas. A rede possibilita ao usuário o acesso a documentos técnicos-científicos de acervos de instituições nacionais e em serviços de informação internacionais, como: artigos de periódicos, teses e dissertações, anais de congressos e partes de documentos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].