Violência doméstica tem abordagem interdisciplinar

Estima-se que cinco mulheres no Brasil são espancadas a cada 2 minutos, sendo que o parceiro é o responsável por mais de 80% dos casos reportados, segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado (FPA/Sesc, 2010). O tema fará parte das discussões da Jornada Interdisciplinar da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás, durante o 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A mesa redonda Violência familiar no espaço doméstico será realizada no dia 21, às 19 horas, no YouTube da instituição. Durante o evento os professores Ionara Vieira Moura Rabelo (Universidade Federal de Goiás), Joseleno Vieira dos Santos e Wanessa Batista Melo (PUC Goiás) vão discutir o tema com o advogado e mediador familiar Conrado Paulino da Rosa.

De acordo com a professora Vera Lúcia Morselli, moderadora do evento, a discussão visa preparar futuros profissionais sobre como agir diante dos casos de violência contra a mulher no ambiente familiar. “O que nós temos observado é que apesar das leis específicas a violência aumentou e isso é muito preocupante”, afirma ela, citando a Lei Maria da Penha e a Lei do feminicídio.

Os palestrantes escolhidos vão contribuir para uma discussão interdisciplinar do tema, desde a recepção dos casos na saúde até a resolução dos conflitos nesta família. Segundo a professora Vera, que acompanha a temática, a violência doméstica tem sido banalizada e os futuros profissionais, em especial enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, precisam estar preparados para atuar com ela.

Vestibular

A Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC reúne os cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social e Gastronomia. As inscrições para ingresso nestes cursos estão abertas aqui.