Trabalhos de Economia são destaque em Mostra Científica

Com temáticas diferentes voltadas para a realidade econômica brasileiras, estudantes do curso de Ciências Econômicas apresentam trabalhos de conclusão de curso durante a VII Mostra de Produção Científica dos Cursos de Graduação da PUC Goiás, no Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação. No dia 21, serão apresentados trabalhos de destaque do último ano, entre eles uma análise sobre o impacto da pandemia do coronavírus no mercado de trabalho. As apresentações acontecem às 19 horas, no YouTube da PUC Goiás.

O estudante William Xavier Araújo apresenta o trabalho Planos de estabilização monetária: nível dos preços no Brasil (1985 – 1990). A pesquisa orientada pelo professor Gesmar Vieira, que também é coordenador do curso, mostra as diferenças nos preços do Plano Cruzado ao Plano Collor.

Na sequência será apresentada a pesquisa Análise da eficiência técnica da agricultura em Goiás com base no Censo Agropecuário de 2017, do estudante Walter Crispim Borges. Foram analisados os dados do estado em comparação com o restante do país.

Já o estudante Frederico Reis irá apresentar um tema bem atual: O impacto da Covid-19 em categorias selecionadas de trabalhadores no Brasil e em Goiás durante o primeiro ano do período pandêmico. Ele analisou dados de desemprego de 2020 a 2021, assim como outros índices que impactaram a vida dos trabalhadores.

A última apresentação será do estudante Breno Guimarães, com o trabalho A regressividade da carga tributária brasileira sobre o consumo das famílias. Os três últimos trabalhos foram orientados pelo professor dr. Carlos Leão e já defendidos para a banca do curso.

“Escolhemos trabalho junto ao núcleo docente estruturante que mostram os trabalhos dos acadêmicos durante o curo. Nossa intenção é compartilhar a produção científica e estimular os outros estudantes a se prepararem para as diversas possibilidades da profissão”, afirmou o professor Gesmar.

Curso

O curso de Ciências Econômicas faz parte da Escola de Direito, Negócios e Comunicação. Voltado para o conhecimento sobre os recursos financeiros, a produção e o comportamento da sociedade, é uma graduação rica em teorias econômicas, sociologia e na história da economia mundial e brasileira. É um mercado com amplas possibilidades de atuação.

No curso, o estudante da PUC Goiás terá salas de aula devidamente equipadas com recursos multimídia, laboratórios, o Centro de Pesquisa Econômica, a Empresa Júnior, além de outras estruturas de suporte. Todos os estudantes podem participar da Iniciação Científica e terminam o curso com uma pesquisa.

Inscrições abertas aqui.