Revolução nos cuidados com os idosos

A transversalidade na revolução do cuidado na promoção do envelhecimento ativo será tema de palestra durante a Jornada Interdisciplinar da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, no 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás. O evento será no dia 21, às 8h30, no YouTube da PUC Goiás. O objetivo é refletir sobre o papel dos profissionais da saúde no atendimento às pessoas idosas.

Doutora em reabilitação, a professora Mônica Rodrigues Perracini, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), irá falar sobre como o envelhecimento da população traz um novo desafio para a formação dos profissionais de saúde envolvidos nos cuidados com esta parcela da população. Atualmente mais de 10% da população tem mais de 60 anos em Goiás, segundo o IBGE.

“O envelhecimento mudou com o passar dos anos. Antes a velhice estava ligada ao declínio físico e mental, à incapacidade, mas essas são ideias que não cabem mais. A longevidade é um fato. As pessoas idosas estão vivendo cada vez mais e melhor”, explica a professora da ECISS Marli Bueno, psicóloga com especialização em Gerontologia.

Ela explica que o papel dos profissionais de saúde é compreender o novo processo de envelhecimento e lidar diretamente com as questões sociais, econômicas, culturais, cíveis e até espirituais deste público. “É preciso que o idoso tenha boa alimentação, mas também participe de grupos sociais e conviva com pessoas da mesma idade”.

A palestra será moderada pela professora doutora Juliany Silva, diretora da Escola, professora doutora Milca Severino Pereira, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, e pela professora doutora Marina Aleixo Rezende.