Programação interdisciplinar valoriza formação de professores

A Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás prepara diversos eventos para a programação do 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, de 18 a 22 de outubro, com temas diversos que impactam na formação futura dos professores. Os eventos priorizam as atividades de ensino, pesquisa e extensão e foram planejados junto aos acadêmicos da graduação e da pós-graduação

“Procuramos incentivar a troca de experiências a partir de temáticas do cotidiano de professores e alunos, problematizando de forma crítica e propositiva”, explica o professor Romilson Martins Siqueira, diretor da Escola. Entre os temas estão meio ambiente, direitos humanos, formação dos professores, humanidades e as encíclicas papais, que colocam o desafio de uma educação mais humana e inclusiva.

O objetivo é valorizar a atividade interdiscipolinar e coletiva, envolvendo gestores, professores, funcionários e acadêmicos, e promover a produção de conteúdo. “As experiências são compartilhadas com todos na escola e dessa forma todos os sujeitos se reconhecem”.

Para garantir esta participação, a Escola estará na 7ª Mostra Científica dos Cursos de Graduação da PUC Goiás, programa de pós-graduação realizará aulas abertas e várias conferências fazem parte da programação.

Duas das programações são voltadas também para as outras escolas com a  3ª edição do Humanitas e a Jornada LCEA in scena. Em todos os eventos, segundo Romilson Siqueira, a proposta é “pensar o homem, a sociedade e a educação nos tempos atuais”.

Durante o Congresso também serão realizadas a XIII Semana Acadêmica do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, a VII Jornada de Leitura e Literatura Produzida em Goiás, o IV Colóquio da Linha de Pesquisa: Crítica Literária, Tradução e Transcrição, o III Colóquio 90 anos Gilberto Mendonça Teles e o Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica.