Estudantes das engenharias criam robôs para Desafio Mecatrônico

Uma das atividades mais criativas e inovadoras da universidade está de volta na programação do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Considerado um berço de talentos, o Desafio Mecatrônico (DEMEC) ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20, na Escola Politécnica, com a exposição de dois robôs criados especialmente pelos estudantes para percorrer um labirinto.

Docente da Escola, Fabrícia Neres, explica que a proposta da competição é motivar os ingressantes a desenvolver produtos autônomos, a partir das competências que eles aprendem no curso. Muito além do que aplicar conceitos de mecânica, elétrica e programação, os alunos treinam suas habilidades socioemocionais, como trabalhar em grupo, fazer gestão do tempo e resolver problemas.

Superação dos desafios

Diretora da Escola Politécnica, a professora Mirian Gusmão apreciou a motivação do corpo discente para fazer o projeto acontecer, já que os participantes precisam driblar as falhas técnicas, que fazem parte, literalmente, do percurso.

“Tem hora que o sensor não funciona e eles precisam explicar por que não funcionou e a vida é isso: precisamos resolver os problemas cotidianos e eles têm a oportunidade de vivenciar esses desafios dentro do curso. É uma formação que não têm preço para os estudantes”, ressaltou.

Como missão dada é missão cumprida, duas duplas encararam a competição deste ano, esbanjando criatividade e superação.

A primeira, foi composta pela dupla de ingressantes Sávio Affiune de Freitas e Marcos Vinicius Xavier, ambos do 2º período do curso de Engenharia de Controle e Automação, e a segunda, pela acadêmica Camille Okonoski (2º período de Engenharia de Controle e Automação) e o veterano Dimitri Reis, do 10º período do curso de Engenharia Elétrica.

Na ocasião, os participantes expuseram os seus carrinhos e relataram o potencial e o desafio de cada projeto.

Roda feita com impressora 3D

Sair do convencional e criar um carrinho “diferentão” daqueles encontrados no mercado foi a proposta da primeira dupla.

Criado com quatro sensores e um raspberry (pequeno computador integrado em uma única placa), o robô feito por Sávio e Marcos tem suas rodinhas impressas em filamento PETG, em impressora 3D.

“É um material fácil de imprimir, que pode ser muito resistente, mas também maleável dependendo do infill (preenchimento ou parte interna da impressão) que utilizar.  Isso ajuda na área de contato, na parte das rodas”, descreveu Sávio, ao partilhar as informações técnicas.

O plus do projeto é que as rodinhas, diferente dos carros convencionais, podem andar para frente, para trás e pelas diagonais num eixo de rotação de 45º, sem limites de movimentação, característica que facilita as manobras.

“O tempo foi bastante curso, mas foi uma experiência motivacional, pois não é todo dia que a gente participa de um projeto desses. É importante colocarmos em prática tudo aquilo que aprendemos no curso”, complementou Marcos.

Funcional e de baixo custo

Um pequeno robô de inteligência artificial (IA) com potencial de aplicação real. Assim a segunda dupla descreveu a sua criação, que têm como pontos fortes a funcionalidade e o baixo custo.

Fazer o robô funcionar de forma efetiva, garantindo seu desempenho, foi a grande aposta da dupla, que buscou contornar os problemas que os carrinhos enfrentam em um percurso, por meio de cálculos e estratégias de programação.

“Tentamos calcular e encontrar todas as variáveis possíveis para controlar o robô. Optamos por deixar o projeto preciso. Ele se adequa muito bem à proposta do desafio, modelamos o código, escolhemos as variáveis que o robô necessita e tentamos otimizá-lo”, informou Dimitri.

Em formato diferente das outras edições do DEMEC, neste ano, o corpo docente optou por fazer uma exposição dos trabalhos participantes, sem a eleição de um vencedor, já que a competição está em clima de retomada, após dois anos de pausa em função da pandemia.

Novas engenharias

Com protejo pedagógico atualizado, as engenharias incentivam, ao máximo, as metodologias ativas de ensino aprendizagem e o protagonismo do estudante no seu processo formativo. Atento às demandas e desafios do mundo do trabalho, os cursos promovem atividades integradoras, incentivando teoria e prática.

Saiba mais quais são os cursos oferecidos na área da engenharia e as formas de ingresso aqui.

Confira neste link a programação completa do CCTI.

Fotos: Wagmar Alves

[envira-gallery id=”147993″]