Enfermagem discute liderança profissional

O curso de graduação em Enfermagem e o mestrado em Atenção à Saúde terão programação especial para lançar as comemorações da Enfermagem-Rumo aos 80 anos. O curso de graduação completará oito décadas no próximo ano e começa, durante o 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, programação especial que durará um ano.

As conferências Desafios contemporâneos para o exercício da liderança em Enfermagem e Liderança na prática avançada da Enfermagem trazem, em comum, os desafios do protagonismo na profissão. A programação será no dia 22 de outubro, a partir das 8 horas, no YouTube da PUC Goiás. Também serão lançados dois documentários com acadêmicos e egressos, com destaque para os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 e apresentados os trabalhos científicos dos acadêmicos de Enfermagem na VI Mostra das Atividades Integradoras e VI Mostra dos Internatos 1 e 2, durante o dia 22, em painéis on-line.

Segundo a coordenadora do Mestrado em Atenção à Saúde, professora dra. Vanessa Vila, a programação vai abordar a liderança na prática avançada da Enfermagem e, a partir das discussões, mostrar o avanço e a participação da PUC Goiás na formação desses profissionais, que hoje são líderes no Brasil e no mundo. Um dos destaques será o trabalho dos enfermeiros no período pandêmico e nas perspectivas de uma nova etapa pós-pandêmica.

A palestra Desafios contemporâneos para o exercício da liderança em Enfermagem será ministrada pela professora Andrea Bernardes, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Ela vai compartilhar sua expertise na área de liderança como enfermeira e também como professora. Na sequência, a conferência trará a professora Maria Cecília Gallani, da Université Laval, no Canadá, que vai falar sobre Liderança na prática avançada da Enfermagem trazem, em comum, os desafios do protagonismo na profissão.

“A expectativa é receber em nossos espaços acadêmicos da graduação e da pós-graduação nossos acadêmicos e nossos egressos para compartilhar e trocar experiências”, explica professora Vanessa.

De acordo com a professora Vanusa Usier Leite, coordenadora do curso de Enfermagem, o tema escolhido está contemplado pelo projeto pedagógico da graduação e também traz a possibilidade de discutir o poder de decisão do profissional diante de situações conflitantes. “O enfermeiro tem que ter autonomia e também estar apto para assumir posições de liderança com compromisso e responsabilidade. Deve ter habilidade para tomar decisões, uma comunicação clara e um gerenciamento efetivo e sempre eficaz”

O evento também será o momento de rever egressos e começar a registrar em documentário a história do curso a partir do depoimento de egressos e acadêmicos. Os eventos integram a programação da Escola de Ciências Sociais e da Saúde durante o Congresso e estão abertos à comunidade.

Enfermagem

Na PUC Goiás, a formação em Enfermagem é voltada para a humanização do atendimento e para uma prática profissional desde o início do curso. São utilizadas Metodologias Ativas desde 2006 com a inserção do acadêmico nos diversos cenários de prática desde o primeiro módulo.

Da graduação, estes profissionais saem com formação crítica, reflexiva, humanizada e articulada com um projeto social de melhoria da qualidade de vida da população. Para ser enfermeiro ou enfermeira, é preciso estar atento ao próximo e ter muito interesse pela saúde.

Inscrições para o Vestibular já estão abertas aqui.