Eventos

Documentário Revisitando Graeff será lançado em seminário

O documentário Revisitando Graeff, produzido pela fotógrafa Rosary Esteves e equipe, será lançado nesta sexta-feira, 22, no Seminário Arquitetura e Cidades na Contemporaneidade: Reflexões sobre a Era Digital e Perspectivas Pós-Pandemia. A mesa-redonda que discutirá o trabalho do arquiteto e professor Edgar Albuquerque Graeff será às 19 horas, no YouTube da PUC Goiás. O evento integra o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento é uma homenagem ao centenário de Graeff, gaúcho radicado em Goiás após exílio, foi professor do curso de Arquitetura da universidade e responsável pela reformulação da grade curricular no final dos anos 70. Morto em 1990, ele recebe neste ano várias homenagens pelo seu legado.

O documentário traz um roteiro inédito do próprio Graeff sobre a cidade de Goiânia. Rosary Esteves conta que o material ficou guardado por quase 40 anos, quando foi entregue pra ela pelo próprio Graeff. O objetivo dele era homenagear Goiânia nos seus 50 anos. Na época, a fotógrafa, que também foi professora da PUC, não conseguiu produzir porque estavam previstas várias fotos aéreas e não havia tecnologia que facilitasse esse registro.

Em 2020, quando o professor Fernando Rabelo entrou em contato com Rosary sobre a homenagem do curso de Arquitetura da PUC Goiás ao centenário de Graeff, ela falou sobre o roteiro e a possibilidade de gravá-lo com as novas tecnologias. Com 5 minutos, o texto atual com imagens de Rosary Esteves e dos fotógrafos Wagmar Alves e Rogério Esteves mostra as belezas e os desafios de Goiânia.

O documentário está disponível no YouTube e homenageia a cidade, que no dia 24, fará 88 anos. A narração é da jornalista Ruth Cavalcanti e a direção de Marcus Gouveia.