Congresso discute ciência e espiritualidade em abertura

O VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, totalmente on-line e gratuito, será aberto nesta terça-feira, 19. A abertura terá uma cerimônia seguida de conferência do professor doutor Joel Portella Amado sobre Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta.  A programação será exibida no YouTube da PUC Goiás.

Professor da PUC Rio de Janeiro e bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ele vai falar sobre sua área de atuação, a antropológica teológica, em uma observação do ser humano com relação à Deus. A conferência aberta a toda a comunidade deve mostrar uma compreensão de mundo com relação às pessoas e à Deus.

Após a conferência de abertura, a programação será realizada pelas Escolas da PUC Goiás com diversas conferências, rodas de conversa, palestras, colóquios e seminários, além das olimpíadas e maratonas em diferentes áreas do conhecimento. Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e presidente do Congresso, professora Milca Severino, os eventos vão ser pautados pelo tema central do evento escolhido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações: A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

“Na sociedade do conhecimento, o impacto da ciência, da tecnologia e da inovação perpassa pela interdisciplinaridade, ou seja, os saberes provenientes das diferentes áreas do conhecimento apresentam interfaces entre si”, falou Milca Severino sobre o tema escolhido. Ela reforçou que o congresso científico, como o da PUC, anima a esperança fundamentada na ciência e na busca por respostas sociais de valorização à vida, a produção de riquezas e a fomentação da equidade entre todas as pessoas.

Os eventos oferecerão certificados de horas. Nesta edição, outro evento será realizado em conjunto, a Jornada da Cidadania. Na última edição do Congresso, realizada em 2020, foram apresentados 1.149 trabalhos científicos em todas as categorias mencionadas. O Congresso, que é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), mobilizou mais de 500 mil espectadores durante as 378 transmissões realizadas.