Pós Graduação

Citopatologia Ginecológica

Citopatologia Ginecológica

O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 1980 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1996. O controle do câncer do colo do útero é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.

A história natural do câncer do colo do útero geralmente apresenta um longo período de lesões precursoras, assintomáticas, curáveis na quase totalidade dos casos, quando tratadas adequadamente, conhecidas como NIC II/III, ou lesões de alto grau, e AIS. Já a NIC I representa a expressão citomorfológica de uma infecção transitória produzida pelo HPV e têm alta probabilidade de regredir, de tal forma que atualmente não é considerada como lesão precursora do câncer do colo do útero. A realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais adequada para o rastreamento do câncer do colo do útero.

O curso de especialização em Citopatologia Ginecológica visa capacitar o profissional para a realização do diagnóstico citológico, bem como contribuir para a significativa redução da incidência e da mortalidade por câncer do colo do útero.

Objetivo geral

Especializar o profissional para a realização do diagnóstico citológico, bem como contribuir para a significativa redução da incidência e da mortalidade por câncer do colo do útero.

Programa do curso

Carga horária

Predominantemente quinzenal Às sextas-feiras das 18h às 22h (4h) e aos sábados das 8h às 12h (4h) e das 14h às 18h (4h) 12 horas por encontro 18 meses

Público alvo

Graduados na área das ciências médicas: médicos, biomédicos, farmacêuticos e bioquímicos.

Modalidade

Semipresencial 156h de aulas presenciais (43,3%), 156h de aulas on-line síncronas (43,3%) e 24h de atividades on-line assíncronas (13,4%).

Investimento

de: 18 x R$ 642,51
por: 18 x R$ 558,72 *
* Somente para os 16 primeiros matriculados.

Início:

Previsão para Abril/2024

Por que fazer PUC?

Eventos e ligas acadêmicas

Programas de iniciação científica

Convênios de intercâmbio

60 anos de inovação

Cursos relacionados

Por que fazer PUC?

Eventos e ligas acadêmicas

Convênios de intercâmbio

Programas de iniciação científica

60 anos de inovação