O curso de especialização em Metodologias Ativas para o Ensino de Língua Portuguesa propõe, aos profissionais graduados nas áreas de Letras e Pedagogia, cuja atuação se dê no campo educacional, a aquisição das habilidades necessárias para o desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa aos conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais a partir do advento das tecnologias digitais. O atual momento tornou urgente a necessidade de profissionais da educação com conhecimento em práticas pedagógicas voltadas para a utilização de métodos e abordagens técnicas mais investigativas, interativas, experimentais e colaborativas.
Metodologias Ativas para o Ensino de Língua Portuguesa
- On-line Ao Vivo
- On-line Ao Vivo
- Diploma PUC
- Matutino/Vespertino
Objetivo geral
Elaborar e desenvolver práticas pedagógicas na área de Língua Portuguesa, utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas.
Programa do curso
Módulo A
Módulo B
Módulo C
Módulo D
Módulo E
Módulo F
Módulo A
Metodologias Ativas de Aprendizagem: Pressupostos e Fundamentos
Dra. Elizete Albina Ferreira
Paradigmas Educacionais e Inovação: Contextos e Perspectivas:
Esp. Edinalva Soares de Carvalho Oliveira
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Aprendizagem:
Ma. Návia Regina Ribeiro da Costa
Planejamento da Ação Educativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) :
Ma. Dllubia Santclair Matias
Módulo B
Aprendizagem Cooperativa em Contextos Virtuais e Não Virtuais:
Dr. Átila Silva Arruda Teixeira
Aprendizagem Baseada em Times e Pares (Team-based Learning – TBL; Peer Instruction):
Esp. Edinalva Soares de Carvalho Oliveira
Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Híbrida (Blended learning):
Dra. Elizete Albina Ferreira
Oficina de Recursos Multifuncionais Aplicados à Educação:
Ma. Dllubia Santclair Matias
Módulo C
Multiletramentos, Letramento Digital e o Ensino de Língua Portuguesa:
Dr. Átila Silva Arruda Teixeira
Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensinos Fundamental e Médio: Língua Portuguesa:
Ma. Dllubia Santclair Matias
Plano de Ensino de Língua Portuguesa e Metodologias Ativas:
Esp. Edinalva Soares de Carvalho Oliveira
Oficina de Aprendizagem em Rede e o Ensino de Língua Portuguesa:
Ma. Návia Regina Ribeiro da Costa
Módulo D
Ensino Híbrido e Aprendizagem Adaptativa:
Ma. Dllubia Santclair Matias
Sala de Aula Invertida e Estudos de Caso:
Dra. Elizete Albina Ferreira
Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos:
Ma. Marilda de Oliveira Rodovalho
Oficina de gêneros discursivos nos Ensinos Fundamental e Médio:
Esp. Edinalva Soares de Carvalho Oliveira
Módulo E
Avaliação: Pressupostos e Fundamentos
Esp. Edinalva Soares de Carvalho Oliveira
Instrumentos de Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem:
Ma. Návia Regina Ribeiro da Costa
Métodos de Avaliação da Aprendizagem para Língua Portuguesa:
Ma. Marilda de Oliveira Rodovalho
Oficina de Avaliações Ativas no Ensino de Língua Portuguesa:
Ma. Dllubia Santclair Matias
Módulo F
Em breve
Carga horária
Quinzenal Sextas (18h – 22h) e Sábados (8h-12h) 08 horas por encontro 13 meses
Público alvo
Profissionais graduados nas áreas de Letras e Pedagogia, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e/ou do Ensino Superior; Arte-educadores; Pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não formal.
Modalidade
On-line Ao Vivo 160h de aulas on-line síncronas (44,4%) e 200h de atividades on-line assíncronas (55,6%)
Investimento
de: 13 x R$ 480,00
por: 13 x R$ 428,39 *
* Somente para os 25 primeiros matriculados.