Webinar do PGS discute saúde do idoso

O médico geriatra tem a missão de cuidar da saúde na velhice, por meio  do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas pelo uso de medicamentos ou exames em excesso. Todavia, não é necessário esperar a chegada dos 60 anos para procurar esse profissional. Muitos médicos, inclusive, já recomendam a consulta ao geriatra a partir dos 40 anos.

De olho nessa perspectiva, o próximo Webinar do Programa de Gerontologia Social da universidade (PGS), tem o intuito de atender a demanda dos alunos que frequentam a Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati) e, ao mesmo tempo, desmistificar o estereótipo que ainda envolve o profissional geriatra.

O evento virtual, aberto a toda sociedade além da comunidade acadêmica, será transmitido no dia 14 de outubro, às 15 horas, pelo canal da universidade no YouTube. A palestrante desta edição será a  geriatra e cardiologista, Fátima Fernandes Christo, docente do curso de Pós–Graduação de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela abordará o tema Saúde em pauta: por que procurar um geriatra?

“Independente da idade, o importante é que a pessoa pense na sua saúde e no envelhecimento ativo e com qualidade. Este Webinar inaugura a proposta de trazer encontros que envolverão temas relacionados ao processo de envelhecimento e suas implicações”, ressalta a coordenadora do Programa, profa. Lisa Valéria Tôrres.

O evento é promovido em conjunto com o Point do Idoso, organização parceira do Programa. Essa palestra é a segunda da série Saúde em Pauta, que ocorreu pela primeira vez em 2018, pela ocasião da vinda à Goiânia do professor Luis Jacob, presidente-fundador da Rede de Universidades Seniores (RUTIS).