Universidade reúne gestores

A PUC Goiás realizou na manhã desta quarta-feira, 4, no Teatro do Câmpus V, a tradicional reunião de gestores. Trata-se do primeiro encontro oficial do semestre, presidido pela reitora Olga Ronchi, para acolher os docentes e funcionários administrativos, partilhar informes das pró-reitorias e, também, situar o planejamento semestral.

Na pauta, os gestores informaram detalhes sobre retorno às aulas, a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP), que será aberta hoje, às 19 horas, com transmissão pelo canal da PUC Goiás no YouTube e segue até o dia 9 deste mês e, também,  o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá de 19 a 23 de outubro. Neste ano, o CCT será realizado concomitante à Jornada da Cidadania, que terá sua programação e atividades adaptadas para este contexto de pandemia.

Retorno gradual das atividades

Neste semestre, as aulas da graduação retornam na próxima segunda-feira, 9 de agosto, com maior presencialidade. Confira aqui o comunicado da Reitoria sobre a retomada parcial das aulas presenciais.

SIAP

Já a SIAP discutirá o tema Pacto Educativo Global:  desafios para a educação superior, proposta apresentada pelo papa Francisco em outubro do ano passado, quando o pontífice convocou o mundo para uma aliança em prol de uma educação de qualidade.

“ A educação é o ponto focal para esse debate que ele propõe que seja mundial, não só para os católicos, mas para outras religiões e para que os ateus discutam esta crise profunda que a humanidade vivencia hoje, que é antropológica, cultural, econômica, política, ambiental e que coloca a humanidade em risco, em processos desagregadores do ponto de vista do tecido social. Que essa temática ilumine o nosso semestre e, mais do que isso, ilumine o mundo, para que a gente encontre caminhos de dignidade, justiça e paz para todos”, declarou a reitora.

A abertura da Semana pode ser acompanhada pelo link abaixo, a partir das 19 horas.

CCT

O Congresso vai abordar o tema Transversalidade da ciência: tecnologia e inovações para o planeta. As inscrições para ouvintes, trabalhos científicos e prêmios estão abertas e podem ser realizadas aqui.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, para concorrer aos prêmios científicos, o proponente deve submeter sua inscrição até o dia 16 de agosto.

Para os estudantes da Iniciação Científica (IC) que queiram ver sua pesquisa premiada, o prazo final para inscrição é dia 20 de setembro. Como o trabalho precisa atender a uma série de normas e critérios, o cronograma foi antecipado para que a comissão avaliadora possa apreciar todo o material recebido em tempo hábil, para a definição dos ganhadores.

Outro detalhe importante é que os estudantes da Iniciação Científica têm até o dia 30 de setembro para inscrever o seu trabalho no evento (para a disputa de prêmios, o prazo é dia 20 deste mês, como informado acima).

“Recomendamos que todos apresentem as suas pesquisas no Congresso. Os trabalhos serão registrados nos anais do evento, um marco importante para o currículo lattes do estudante e do professor”, enfatizou a profa. Milca.

Diretores homenageados

A Reitoria também prestou uma homenagem aos professores que estiveram na diretoria de cinco escolas da instituição, no período de 2014 a 2021 e que, a partir de agora, receberão uma nova configuração.

A Escola de Comunicação (ECOM), Escola de Gestão e Negócios (EGN), Escola de Artes e Arquitetura (EAA), Escola de Engenharia (EENG) e Escola de Ciências Agrárias e Biológicas (ECAB) passam a compor e integrar outras escolas. A ECOM e a EGN agora integram a Escola de Direito, Negócios e Comunicação; a ECAB passa a fazer parte da Escola de Ciências Médicas e da Vida e outra novidade é que a EENG e a EAA agora fazem parte da Escola Politécnica junto à antiga ECEC.

Os professores homenageados foram: Sabrina Moreira de Morais (ECOM), Irineu Gomes (EGN), Marcelo Granato (EAA), Fábio Simões (EENG) e Cláudio Cláudio Carlos da Silva (ECAB).

Foto: Wagmar Alves