Universidade reúne gestores

Evento tradicional na agenda da instituição e destinado a todas as lideranças acadêmicas e administrativas, a Reunião de Gestores ocorreu na manhã desta segunda-feira, 7, no Teatro PUC (Câmpus V), com a condução da reitora da universidade, Olga Izilda Ronchi.

Em pauta, ganham destaque o cenário de retomada das atividades presenciais em todas as escolas da PUC  e a 50ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP), que começa hoje e continua até o dia 12 de fevereiro, mobilizando os professores e o corpo administrativo da universidade para discutir o tema Conhecimento e acolhimento: a Universidade como lugar de aprendizagem, experiências e responsabilidade.

A acolhida mencionada na temática da Siap, inclusive, é um foco institucional, já que o semestre letivo terá início na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, para ingressantes e veteranos(as).

“O processo de retomada é sempre um momento de muita expectativa, de muita esperança e de um olhar mais profundo sobre o projeto pedagógico institucional. Nós estamos ainda em meio a uma pandemia e eu digo que as vacinas trouxeram para nós não só esperança, mas realidade.

Queremos uma retomada com segurança, com cuidado e com a preservação da vida, de forma que todos tenhamos plenas condições de retomar o processo de ensino-aprendizagem e entender que o lugar da educação se faz em um projeto de educação presencial”

Reitora comenta sobre o processo de retomada das aulas presenciais

Seguindo esse pensamento, a gestora fez uma reflexão sobre a missão educativa da universidade, que tem como centralidade o aluno.

“Nosso estudante é nosso sentido de existir como universidade, portanto nossas sinergias devem estar prontas para acolher bem os estudantes, pra que tenham pleno êxito na vida acadêmica. A PUC Goiás preza pelo seu projeto pedagógico institucional, de formação integral e, portanto, o aluno deve encontrar em cada um dos educadores e professores um sentido de vida e um estímulo para concluir seu projeto pessoal”, ressaltou.

Durante a reunião, os gestores também tiveram um momento formativo com o ex-conselheiro da Associação Nacional da Educação Católica (Anec), professor Francisco Morales, que deixou uma palestra gravada sobre o tema Uma nova gestão para uma nova realidade.

Em sua explanação, o estudioso refletiu sobre a nova ordem pós-pandemia e os novos caminhos que ressignificam o projeto de vida das pessoas, entre eles, o surgimento de uma consciência coletiva emergente, o redescobrimento das espiritualidades, a saúde e a educação na centralidade da vida, um novo conceito de riqueza relacionado ao cuidado das pessoas e da natureza e a preponderância das tecnologias.

Em consonância com essas reflexões, a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, apresentou a temática da Siap que, nesta edição, chega ao marco de 25 anos de história.

“Ela vem consolidada na sua prática pedagógica e acadêmica para os professores e funcionários como forma de organização, atualização, aquecimento e planejamento, sobretudo, das atividades acadêmicas deste semestre. Então estamos hoje iniciando a 50ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento com muita alegria, para retomarmos nossos trabalhos e celebrar essa marca de 50 edições, que é muito expressiva”, declarou.

Intercâmbio

Após dois anos de pausa devido à pandemia, a universidade retoma neste ano seus programas de mobilidade internacional. De acordo com o assessor de Relações Internacionais, prof. Paulo Gonzaga, 16 estudantes de diversos cursos de graduação embarcam neste mês de fevereiro para uma temporada de intercâmbio em universidades de Portugal, Espanha e Bélgica.

A previsão é que a ARI lance novos editais no início de março, com a oferta de novas vagas para os estudantes da PUC Goiás. As novidades serão repassadas às coordenações e professores das escolas para que os calouros ingressem na instituição já informados sobre as oportunidades de intercâmbio na graduação.

“Estamos muito felizes com essa retomada e esperamos que agora, com a pandemia mais controlada no mundo inteiro, tenhamos mais estudantes indo para programas de mobilidade no próximo semestre”, pontuou.

Fotos: Wagmar Alves