Universidade promove campanha educativa de prevenção ao coronavírus

A PUC Goiás, em consonância com as orientações do Ministério da Educação e da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), lança nesta semana uma campanha de saúde educativa com o intuito de evitar o contágio dos membros da comunidade acadêmica por Coronavírus (Covid-19), doença decretada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no último dia 11 de março.

Por meio de adesivos educativos com orientações sobre como higienizar as mãos, espalhados em locais estratégicos da universidade (banheiros e locais com porta álcool gel de parede), e a divulgação de conteúdos sobre o assunto no site institucional e redes sociais, a universidade busca incentivar a promoção da saúde e o bem-estar de alunos, professores, gestores, funcionários administrativos e preceptores que frequentam as diversas áreas e câmpus da instituição, onde circulam milhares de pessoas.

De acordo com a SBI, as medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são a etiqueta respiratória, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel, identificação e isolamento respiratório das pessoas acometidas pela Covid-19 e o uso de equipamentos de proteção individual por profissionais de saúde.

Docente do curso de Enfermagem da universidade, a profa. Gláucia Virgínia Alvares, ressalta que é de suma relevância que a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo tenham conhecimento dessas medidas preventivas, colocando-as em prática, já que no Brasil a situação atual é de cautela, em função dos mais de 70 casos confirmados do novo coronavírus até o momento.

“Apesar de ser estudado há algum tempo, é considerado um vírus novo, porque pela primeira vez acomete seres humanos. A contaminação é muito rápida, o vírus vive em diferentes ambientes, mas as formas de prevenção estão ao nosso alcance”, pontuou a docente.

Ciente da sua missão educativa de capacitar futuros profissionais e pesquisadores para a ciência e para o mundo do trabalho, a partir de uma visão humanística e antenada às demandas e desafios contemporâneos, a universidade também incentiva a discussão do tema em sala de aula pelo corpo docente, bem como atividades extracurriculares, de forma a colaborar para a divulgação do conhecimento científico em prol da vida.

Confira, abaixo, algumas dicas básicas de prevenção à doença:

1) A melhor maneira de controle das viroses em geral, não apenas do Covid-19, é por meio da higiene. Lave e higienize bem as mãos e troque de roupa com mais frequência. Veja a forma correta de fazer clicando aqui.

2) Hidrate-se! Água limpa o organismo e previne doenças.

3) Ambientes fechados e com muitas pessoas favorecem o contágio por coronavírus, então uma dica valiosa é manter as janelas e portas da sala de aula sempre abertas.

4) Acadêmicos que fazem uso do transporte coletivo para vir à universidade: lave sempre as mãos quando chegar na universidade e quando voltar para casa.

5) Gripou? Use máscaras para evitar a disseminação das viroses, tão comuns nesta época do ano.

6) O álcool gel é um grande aliado neste momento. Ande com uma embalagem no bolso e faça uso contínuo. A universidade disponibiliza o produto, em pontos estratégicos.

7) Entregar trabalhos impressos e digitar no computador são gestos habituais, mas que requerem cuidado. Use o álcool gel, ou lave as mãos com água corrente após fazer essas ações, evite a troca de objetos pessoais.

8) Confira se a limpeza dos computadores do laboratório onde você frequenta está em dia. Também limpe com álcool seus laptops, tablets e celulares.

9) Evite levar as mãos na região dos olhos e da boca.

10) Uma forma de prevenção é a alimentação saudável. Tenha disciplina e horário para fazer suas refeições, tudo isso ajuda para fortalecer sua imunidade.

11) Tem alergia e/ou doenças crônicas?! Todos esses cuidados precisam ser redobrados. Além disso, procure seu (sua) médico(a) para o devido acompanhamento.

12) Também há registros de portadores assintomáticos que não desenvolvem a doença, mas que transmitem o vírus para outras pessoas, fato que torna a situação mais complexa. Neste caso, lembre-se que essas e outras formas de prevenção estão ao nosso alcance!