Universidade participa de iniciativa nacional em prol da pessoa idosa

A PUC Goiás tem representatividade na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), ação do governo federal, que mobiliza as cidades do País para promoverem ações destinadas ao envelhecimento ativo da população, incluindo a adesão dos municípios, criação dos conselhos locais, realização de diagnósticos, elaboração de planos municipais, além de uma legislação que legitime o fomento de políticas públicas voltadas à qualidade de vida da pessoa idosa.

Essa iniciativa foi pauta do 1º Encontro Técnico da Ebapi, realizado  nesta quinta-feira, 20, na Faculdade de Odontologia da UFG, e que reuniu representantes do Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), instituições de ensino superior, e demais órgãos que atuam na causa da pessoa idosa.

A universidade foi representada pela coordenadora do Programa de Gerontologia Social  (PGS) da instituição, profa. Lisa Valéria Tôrres, também vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso. Com essa interação, a universidade marca presença nas ações governamentais e civis, além de assumir um papel de mediação das novas práticas da velhice.

“O papel do PGS é fundamental, porque envolve a educação e cumpre um dos objetivos da proposta da estratégia, uma vez que contribui por meio de ações, propostas, promoção de encontros e cursos de formação continuada relacionados ao envelhecimento ativo, sustentável e cidadão”, pontuou a gestora. O Programa também promove ao longo desta sexta-feira, 21, a formação dos voluntários inscritos que irão atuar nas suas atividades ao longo deste semestre.

Estratégia Brasil

De acordo com o diretor de Atenção à Pessoa Idosa, do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem, o Brasil conta, atualmente, com quase mil municípios interessados em aderir à iniciativa. Vale destacar que o país registra uma população com mais de 29,6 milhões de idosos.

“É um tema que envolve todas as secretarias. Pautar o envelhecimento é falar de transporte público, moradia, educação, etc, e estamos aqui para trazer este movimento inédito, além de ensinar os municípios goianos a evoluir nessas questões que impactam no envelhecimento da população”, refletiu.

As primeiras cidades brasileiras a participarem da Estratégia foram Iracema, no Ceará, e Balneário Camburuí, em Santa Catarina.

Ao aderir à iniciativa, o município conquista o primeiro selo de adesão e, após uma caminhada composta por cinco etapas, chega à qualificação do selo ouro, nível máximo que a cidade pode alcançar, após uma caminhada que envolve a instituição de um conselho municipal, a promoção de cursos de capacitação a distância, traçar um diagnóstico sobre a realidade da pessoa idosa, elaborar um plano de solução e efetivá-lo na forma de lei para, finalmente, implementar melhorais que envolvam as dimensões da saúde, educação, assistências, entre outras questões que impactam na qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos.

Para a gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da SEDS, Daniela Paula de Freitas, por meio da Estratégia Brasil, o município tem, agora, a oportunidade de fazer uma ação efetiva em prol do idoso. Apesar de o Estatuto ser um documento novo, o estado de Goiás e a capital Goiânia estão envelhecendo, fato que instiga a criação de políticas públicas para esse público, muitas vezes, esquecido.

Além de aderir à Estratégia Brasil, a Secretaria também busca o incentivo a outros projetos, como o fortalecimento do Passaporte do Idoso, o incentivo à empregabilidade, além de firmar termos de cooperação com outras secretarias de Estado e parcerias privadas para, assim, efetivar as políticas públicas em nível estadual.

Fotos: Wagmar Alves